segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Teori manda ao Paraná investigações sobre campanhas de Lula e Dilma

 O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki desmembrou parte das investigações referentes à delação premiada do dono da UTC Ricardo Pessoa e remeteu para a primeira instância, na Justiça Federal do Paraná, citações à campanha de Lula em 2006 e da presidente Dilma Rousseff em 2010.

Em sua delação, Pessoa disse ter feito contribuições clandestinas para a campanha à reeleição do ex-presidente Lula em 2006.

Além disso, Pessoa também teria dito, segundo relatos, que fez repasses ilegais de recursos ao ex-deputado José de Filippi Júnior (PT-SP), que foi tesoureiro da campanha de Dilma em 2010 e de Lula em 2006.

Por isso, esse desmembramento deve levar as investigações sobre Filippi Júnior à primeira instância, já que ele não tem foro privilegiado.
  

Jorge Araujo/Folhapress
SAO PAULO SP Brasil 15 07 2015 O empresario Ricardo Pessoa investigado pelo Lava Jato chega ao TRE para prestar depoimentos sobre a eleição da presidente Dilma rousseff . Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XX
O empresário Ricardo Pessoa, da UTC, chega ao TRE-SP em julho

MORO

Com isso, o Ministério Público Federal no Paraná passa a ser responsável por essa parte da investigação, cujo juiz que a conduzirá será Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

A campanha de Dilma em 2010 já está sendo investigada no Paraná, por causa de relato do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, também delator. Costa afirmou que providenciou para a campanha o repasse de recursos provenientes do esquema de corrupção da Petrobras, a pedido do ex-ministro Antônio Palocci. Palocci nega a acusação.

Teori manteve no Supremo a investigação sobre o ministro da Comunicação Social Edinho Silva, que foi tesoureiro da campanha à reeleição de Dilma no ano passado. Sobre ele, Pessoa afirmou que foi coagido para fazer doações à campanha petista.

A Folha não obteve contato com o ex-tesoureiro Filippi Júnior. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA