terça-feira, 8 de setembro de 2015

A ojeriza inflável




A Folha de S. Paulo, o jornal mais avesso ao impeachment, já sabe que o PT acabou.
Seu editorial:




“O Pixuleko, boneco inflável que representa Lula em trajes de presidiário, vai-se provando um sucesso.

Na Esplanada dos Ministérios, o Movimento Brasil, que criou a primeira versão do ícone, diz ter vendido 600 miniaturas do boneco, ao preço de R$ 10 a unidade.

A ironia salta aos olhos. Nas décadas de 1980 e 1990, um PT bastante diferente do atual também vendia adesivos e bandeiras para financiar suas atividades partidárias. Contava para isso com militantes de carteirinha que assumiam a tarefa voluntariamente.

Iniciativas dessa natureza parecem hoje impensáveis para uma agremiação que, instalada no poder, protagonizou os maiores escândalos de corrupção de que se tem notícia, nos quais desvios de dinheiro público e recursos de campanhas eleitorais andaram ruinosamente juntos.

Não admira que o número de simpatizantes do PT seja cada vez menor. A imagem da legenda está cada vez mais associada à dos esquemas ilícitos que abrigou, e seus principais nomes pouco fazem para mudar esse quadro.

Entende-se, pois, o sucesso do Pixuleko. Mesmo que nada esteja provado contra Lula, o boneco vestido de presidiário sintetiza a ojeriza que seu partido desperta em camadas crescentes da sociedade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA