sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PT vê no STF esperança de barrar impeachment

mônica bergamoDirigentes do PT que consideram que a hipótese de impeachment de Dilma Rousseff ser votada pelo Congresso já não pode mais ser afastada mantêm confiança em uma barreira final: o STF (Supremo Tribunal Federal). Eles consideram que o impedimento da presidente é juridicamente insustentável e que a tramitação do processo poderia ser suspensa pela corte.

 
BANCO DE RESERVA
Lula já tem um nome para substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, caso o atual titular da pasta deixe o cargo, rumor que volta e meia circula em Brasília: Henrique Meirelles.

 
BOM AMIGO
O ex-presidente, segundo interlocutores, segue defendendo que Meirelles faria um ajuste mais rápido e gradual do que o agora tentado. Uma das razões é que ele teria maior intimidade com o mercado financeiro até mesmo do que Levy, ganhando fôlego para driblar a crise.

 
ENTRE IGUAIS
Meirelles sempre foi o candidato número um de Lula para o cargo.


*

A dificuldade é que Dilma Rousseff e o ex-presidente do Banco Central não se entendem bem.

 
CAMINHO ÚNICO
Segundo o mesmo interlocutor, Lula às vezes dá declarações contra o ajuste, mas sabe que ele é inevitável. Ontem o ex-presidente afirmou, por meio de nota, que não está pressionando Dilma Rousseff a mudar a política econômica, negando relatos publicados na imprensa.

 
DO CORAÇÃO
E o nome defendido por Lula para reforçar a articulação política do governo Dilma Rousseff, ocupando a Casa Civil, também segue sendo o ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT-BA).

 
XADREZ
Entre as possibilidades aventadas para Aloizio Mercadante (PT-SP) caso o petista deixe a Casa Civil estaria a de ele ocupar novamente a pasta da Educação.


*

A dificuldade seria deslocar dela o atual ministro, Renato Janine Ribeiro, da cota pessoal de Dilma Rousseff. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA