segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Manifestantes usam "miniPixulekos" e Dilma inflável em protesto em Brasília



Após o sucesso do boneco inflado gigante representando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos protestos do último dia 16 de agosto, os manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff (PT) trouxeram duas novidades ao protesto de 7 de Setembro em Brasília. Uma boneca gigante da presidente Dilma foi inflada no gramado da Esplanada, e "miniPixulekos" (bonecos em miniatura de Lula) foram vistos no local.


A boneca de Dilma feita pelos manifestantes tem nariz comprido, como o do personagem Pinóquio, veste roupa vermelha, com a estrela do PT, está coberta com uma mancha de lama. Ela foi batizada de "Pixuleca". Segundo a "Folha de S.Paulo", a boneca tem 12 metros de altura, pesa 300 quilos e custou R$ 12 mil, pagos pelo Movimento Brasil.

Kleyton Amorim/UOL
 
 
 
Manifestantes usaram "miniPixulekos" no protesto em Brasília
 
o boneco inflável do ex-presidente, apelidado de "Pixuleko", já percorreu quase 2.500 km em protestos pelo país. Além do Distrito Federal, esteve em São Paulo, onde sofreu atentado e chegou a ser rasgado, e Curitiba. Nas últimas semanas, deu origem a adesivos, camisetas, bonés.
 
Com a popularidade do boneco gigante, foram fabricadas mil réplicas em tamanho reduzido que foram vendidas no local.

Os manifestantes, no entanto, não têm acesso à área da Esplanada onde ocorre o desfile com a participação da presidente Dilma e mais autoridades. Dilma desfilou em carro aberto e depois acompanhou a apresentação no camarote destinado às autoridades, incluindo o vice-presidente Michel Temer.

Forte esquema de segurança foi montado e revistas foram feitas em vários pontos para impedir que faixa e cartazes chegassem ao palanque presidencial.

De acordo com a PM do Distrito Federal, cerca de 25 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios. Desse total, 1,2 mil eram manifestantes -- mil seriam manifestantes contrários ao governo Dilma enquanto os outros 200 eram compostos de apoiadores da presidente.  

Mais cedo, um grupo de manifestantes incendiou uma barreira de pneus e papelão ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, no sentido Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes são do Movimento Resistência Popular e pediram moradia.

(*Com informações do Estadão Conteúdo)

7 de Setembro pelo Brasil7.set.2015 - Uma boneca representando a presidente Dilma Rousseff foi levada à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Batizada de Pixuleca, a boneca foi utilizada em um protesto contra o governo, durante as celebrações do Dia da Independência do Brasil Fabio Braga/Folhapress



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA