sábado, 5 de setembro de 2015

Movimentos ligados ao PT lançam frente nacional contra ajuste fiscal

 Movimentos sociais e centrais sindicais próximos ao PT lançaram neste sábado (5), em Belo Horizonte, uma frente nacional, na tentativa de apresentar uma pauta única de mobilização e pressionar o governo contra o ajuste fiscal.

Organizado pela CUT, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), MST, UNE e outras entidades, além de setores mais à esquerda do próprio PT, o evento discute a criação de um documento que sirva de base para reivindicações.

Com pedidos de saída do ministro Joaquim Levy (Fazenda), as lideranças do movimento propõem medidas como pressionar o Congresso para discutir a taxação de grandes fortunas e heranças em vez de cortes nos direitos trabalhistas.

"Nós não elegemos a presidente Dilma para fazer um ajuste fiscal em cima dos trabalhadores", criticou Rosane da Silva, secretária da CUT. "Estamos dispostos a ir para a rua."

No palanque, o líder do MST João Pedro Stédile pediu para os movimentos "pararem de frescura" na disputa pelo protagonismo e entrarem em consenso.

"Aqui, ninguém está disputando tamanho. Aqui, está todo mundo querendo fazer gol contra a burguesia", discursou.

Ele sugeriu a convocação de greves nacionais e um calendário de protestos.

O lançamento da frente, intitulada "Brasil Popular", foi feito em espaço aberto no fundo da Assembleia Legislativa de Minas. Os organizadores disseram que havia, no início da tarde deste sábado, 1.500 pessoas no local.

Também foi proposto que a frente seja um contraponto aos movimentos que organizaram as manifestações contra a presidente Dilma Rousseff, em março, abril e agosto.

No local, estiveram presentes deputados e lideranças do PT, como o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e o presidente da legenda, Rui Falcão.

Segundo Falcão, que chegou ao local e saiu em menos de uma hora, as críticas ao governo já tinham sido feitas no congresso do partido, em junho, e as demandas devem ser dirigidas também à Câmara e ao Senado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA