Em um canal estreito do rio Guajará-Mirim, no nordeste do Pará, próximo a
uma vila de pescadores, uma placa alerta: "Não entre sem permissão.
Área particular". Quem desobedecesse veria, à frente, duas barracas de
madeira. Uma servia para o alojamento de 15 pessoas. A outra, para a
construção de um submarino que seria usado no tráfico internacional de
drogas.
Esse foi o cenário que a Polícia Civil do Pará encontrou na última
terça-feira (15). O submarino, em fase final de construção, teria
capacidade para transportar até 30 pessoas e levar uma carga de 30
toneladas. O veículo, praticamente pronto para ser usado, segundo a
polícia, tem 17 metros de comprimento, 3 m de diâmetro e 4 m de altura.
De acordo com os peritos, o motor sozinho pesa 200 quilos.
O estaleiro onde os policiais encontraram o submarino era usado desde
setembro, segundo as investigações. No alojamento, havia beliches de
madeira, mesas, roupas, alimentos e produtos de higiene. Caixas de
produtos eletrônicos continham inscrições em espanhol. A polícia
suspeita que colombianos estejam envolvidos no esquema. Ao longo de todo
o canal, os agentes também identificaram tanques de combustível.
Divulgação/Polícia Civil do Pará | ||
Policiais retiram submarino do rio Guajará-Mirim, no nordeste do Pará |
Os criminosos usavam armas de fogo falsas, como fuzis, feitos de
madeira, apontaram as investigações. Na vila de pescadores próxima, o
grupo construiu três casas de madeira, como base de observação e
monitoramento, e chegaram a impedir que a população pescasse na área, o
que teria incomodado a comunidade local, de acordo com a Polícia Civil.
A polícia encontrou o submarino após denúncias anônimas recebidas na
segunda-feira (14), que diziam que o veículo seria usado para escoar
grandes quantidades de drogas para os Estados Unidos e a Europa. Na
tarde desta quinta (17), policiais começaram a retirar o veículo com
auxílio de uma lancha. Ele deve chegar no próximo sábado (19) ao porto
do Grupamento Fluvial, em Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POLÍTICA E ECONOMIA