Alegando ter feito uma aposta ousada que não deu certo, o grupo JBS
rescindiu um contrato de R$ 45 milhões com o cantor Roberto Carlos para
que o "rei" fosse garoto-propaganda das carnes Friboi e dos produtos
Swift, duas de suas principais marcas.
O rompimento, revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", provocou uma
briga na Justiça em torno da indenização a ser paga em caso de
cancelamento do contrato. Roberto Carlos queria receber multa de R$ 7
milhões pela rescisão, enquanto o JBS aceitava pagar R$ 3,2 milhões.
Profissionais ligados a JBS e a Roberto Carlos disseram à Folha que já
houve um acordo a respeito da indenização e que o processo deve ser
extinto nesta semana, mas não quiseram dizer o valor acertado.
AgNews | ||
Roberto Carlos quando ainda era garoto-propaganda da marca |
A contratação milionária do cantor foi anunciada em fevereiro, como uma jogada de mestre do JBS. Os executivos do grupo diziam ter procurado Roberto Carlos ao saber que ele tinha voltado a comer carne, depois de quase 30 anos.
Depois dos bons resultados do ator Tony Ramos como garoto-propaganda das carnes Friboi, o grupo resolveu investir pesado na estratégia de contratar estrelas para anunciar seus produtos.
Nos comerciais da Friboi, o cantor aparecia em um restaurante com um prato com carne a sua frente e contava que tinha voltado. Ao fundo, o refrão da música "O Portão", aquela do "Eu volteeeei!".
PIADA
A peça virou assunto, principalmente porque o cantor não aparece comendo a carne no comercial. As redes sociais ficaram entupidas de piadas, provocações e dúvidas sobre se Roberto Carlos tinha realmente voltado a comer carne, como ele mesmo disse em entrevistas.
De acordo com profissionais que acompanharam o assunto, mas pedem para não ser identificados, pesquisas qualitativas encomendadas pelo JBS mostraram que o "rei" não tinha funcionado como garoto-propaganda da Friboi. Tanto que a campanha nem voltou a ser exibida.
Por essa parte do contrato, Roberto Carlos receberia cerca de R$ 25 milhões. Os outros R$ 20 milhões se referiam a uma outra campanha, dos produtos da marca Swift, nos Estados Unidos. Mas essa nem chegou a deslanchar.
Dono de negócios também na área bancária, financeira e de energia, o J&F, grupo que controla o JBS, tem ou teve outros globais no seu elenco de marketing. A jornalista Fátima Bernardes fez propaganda da Seara e a atriz Malu Mader, do amaciante Minuano.
FOLHA
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