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Marcelo Odebrecht: foi no governo petista que o grupo deu um de seus maiores saltos
São Paulo - Um dos maiores e mais tradicionais grupos empresariais do País, a Odebrecht
S/A desenvolveu ao longo de seus 72 anos de história uma capacidade
extraordinária de se relacionar com governos, no Brasil e no exterior.
Em território brasileiro, construiu estradas, estaleiros, aeroportos, metrôs e estádios para a Copa do Mundo, entre eles a Arena Corinthians.
Os primeiros contratos com a Petrobras foram firmados ainda na década de
50. E, hoje, a estatal, mais do que cliente, é também sua sócia em uma
das maiores subsidiárias do grupo: a petroquímica Braskem.
Lá fora, o primeiro projeto estrangeiro da Odebrecht foi a construção de uma hidrelétrica no Peru, em 1979.
Cinco anos depois, começou a construir a maior hidrelétrica de Angola,
dando início ao seu relacionamento com o presidente José Eduardo dos
Santos, que ainda hoje está no comando do país africano.
No Panamá, ganhou US$ 8,5 bilhões em contratos públicos ao longo da
última década. E, em Cuba, está à frente do polêmico Porto de Mariel.
A empreiteira certamente não teria alcançado tamanho destaque não fosse o
empurrãozinho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES).
Entre 2007 e o início de 2015, o banco de fomento destinou à Odebrecht
cerca de 70% de todo recurso destinado a obras de empresas brasileiras
no exterior. Dos R$ 12 bilhões emprestados pelo banco com essa
finalidade, R$ 8,2 bilhões foram para o grupo.
Embora, historicamente, a empresa fundada por Norberto Odebrecht
estivesse sempre muito próxima do poder, foi no governo petista que o
grupo deu um de seus maiores saltos.
Em 2003, quando Lula chegou à presidência, a Odebrecht já era
considerada a maior empreiteira do País, com faturamento de R$ 17,3
bilhões. Até 2014, a receita foi multiplicada por seis, para R$ 107,7
bilhões.
Além de engenharia e construção, a empresa atua em outros dez negócios,
entre eles saneamento, logística e exploração de petróleo.
Com uma dívida que beira os R$ 100 bilhões, crédito mais restrito e
estando no alvo da Operação Lava Jato, a Odebrecht foi obrigada nos
últimos meses a se desfazer de alguns ativos.
No fim do ano passado, a empresa de transportes do grupo vendeu por R$
170 milhões para o Itaú sua fatia na ConectCar, que atua no pagamento
eletrônico de pedágio.
Assim como outras construtoras envolvidas na investigação da Polícia
Federal, a estratégia do conglomerado é encolher para sobreviver. As
informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Tópicos: Copa do Mundo, Futebol, Esportes, Odebrecht, Empresas, Empresas brasileiras, PT, Partidos políticos, Política no Brasil
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