Três
em cinco eleitores brasileiros estão nas redes sociais, algo em torno
de 84 milhões de votantes. O dado é expressivo. Indica que a campanha
eleitoral entrou bem nos corredores eletrônicos.
De julho até
dias atrás, o Facebook registrou 58 milhões de mensagens relacionadas às
eleições, propiciando curtidas, compartilhamentos, comentários a favor e
contra.
O monitoramento tem sido acompanhado pela cientista
política norte-americana Katie Harbath, estudiosa do uso das redes em
campanhas políticas, em passagem pelo país.
A situação merece
destaque pela introdução das ferramentas da era tecnotrônica em nossa
seara política, até então afeita a rudes costumes e velhas práticas,
particularmente na metodologia de cooptação eleitoral.
Do centro
aos confins do território, que ainda dão guarida ao balcão de
recompensas para se obter o voto, a chave eletrônica começa a abrir a
cabeça de um eleitor cada vez mais antenado nas maravilhas do aparato ao
seu redor, a começar do celular.
FONTE: Blog do Noblat
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