quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Risco de vexame eleitoral faz Lula convocar PT


Diante do risco de perder a Presidaência da República e passar um vexame histórico no maior colégio eleitoral do país, Lula chamou para os petistas que disputam votos em São Paulo e os coordenadores de campanha uma reunião, nesta sexta-feira. A 30 dias da eleição, o morubixaba petista entra no circuito para “acordar” o partido.

Nas palavras de um dirigente petista, Lula quer que a infantaria da legenda “dê o sangue” por Dilma Rousseff e Alexandre Padilha. A primeira está sob ameaça de perder a poltrona de presidente para Marina Silva, num provável segundo turno. O outro concorre ao governo de São Paulo estacionado abaixo dos 10% nas pesquisas, bem distante dos patamares históricos do PT.

A conversa de Lula com o petismo ocorrerá no Anhembi, às 17h. No mesmo local, também nesta sexta, o presidente do PT federal, Rui Falcão, reunirá às 10h o diretório nacional da legenda. A pauta é a mesma: análise da conjuntura e montagem da estratégia para o último mês do primeiro turno da eleição presidencial.

Engolfado por uma onda de rejeição, o PT atravessa uma quadra delicada. Seu discurso, antes centrado na moralidade e na prosperidade, exauriu-se no mensalão e na estagnação econômica. Sua pujança, outrora potencializada pelas ações coletivas, foi à breca nas antipatias que o temperamento áspero de Dilma produziu.

No momento, impera no partido o que um velho cacique do PMDB chama de Lei de Murici: cada um cuida de si. A tênue reação de Dilma na última rodada de pesquisas deu argumentos a Lula e Cia. para cobrar do PT que volte a ser o PT. Sob pena de arrostar vexames que serão apenas de Dilma e Padilha. Amante do futebol, Lula cobra do partido algo que os técnicos chamam de “amor à camisa.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA