quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"Vai cortar o quê?", diz Dilma na Bahia sobre "choque fiscal" de Marina



Na mesma semana em que o governo sacou R$ 3 bilhões do Fundo Soberano para fechar as contas, a presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), disse que não acredita em choque fiscal e que o discurso sobre o assunto feito pela candidata Marina Silva (PSB) é eleitoreiro. A declaração foi feita antes de uma caminhada no município de Feira de Santana (a 117 quilômetros de Salvador).


"Nós temos uma dívida líquida perto de 34% do PIB [Produto Interno Bruto]. Todo o resto do mundo, tirando uns seis países, tem dívida acima de 100% ou perto de 100%. Então, ficar falando em choque fiscal é uma forma, eu acho, primeiro, perigosa, segundo extremamente eleitoreira", disse a candidata.

Questionada sobre as críticas feitas por Marina Silva em relação à política fiscal do governo, Dilma manteve o posicionamento. "Não acreditamos em choque fiscal, isso é uma forma incorreta de tratar a questão fiscal no Brasil. Se você vai ampliar alguns mecanismos, você tem que explicar. Vai cortar o quê?" questionou. "Programa social? Vai cortar Bolsa família? Vai cortar subsídio do Minha Casa, Minha Vida, como estão dizendo? Vai fazer o quê? Choque fiscal é o quê? Choque fiscal é um baita ajuste que corta tudo para pagar juros para os bancos?"


Seguindo a linha adotada por sua campanha nos últimos dias, Dilma voltou a atacar  o que chamou de "mudanças de ideia" de Marina. Nesta semana, seis inserções de rádio feitas pelo PT exploram as declarações de Marina em relação a temas polêmicos insinuando que a candidata mudaria de opinião facilmente. "O grande problema da candidata: um dia eles dizem uma coisa, no outro eles dizem outra", afirmou Dilma.


Dilma também criticou o que chamou de "vitimização" que, segundo ela, seria utilizada por Marina. "Acontece que a gente responde a fala do candidato e depois, quando se responde, ela se vitimiza e diz que está sendo atacada. Eu não estou atacando a candidata. Estou atacando, repito, o programa da candidata", afirmou a presidente.

Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA