domingo, 14 de setembro de 2014

Propaganda é a arma do negócio

Tudo pelo voto: Dilma dança funk e Padilha lava louça

 
Candidatos são conhecidos (e criticados) por fazer de tudo para conquistar votos. No corpo a corpo com o povão, eles beijam crianças, experimentam comidas exóticas, se deixam carregar nos ombros de anônimos e até se arriscam em manobras radicais — quem não se lembra do tucano José Serra tentando se equilibrar em cima de um skate?
 
Pois o petista Alexandre Padilha, que concorre ao governo de São Paulo, inaugurou um nova vertente populista: o candidato prendado. Em visita à zona leste da capital paulista, o ex-ministro entrou numa tradicional padaria de bairro. Mas ele não se conteve em ficar no balcão, à espera do café.
 
Passou para o outro lado, assumiu a cafeteira, serviu vários clientes da padoca e ainda lavou a louça. Como diria Lula: nunca antes na história desta eleição estadual um candidato se revelou tão devotado em passar a imagem de ser ‘gente como a gente ‘. 
 
A proeza do petista foi mostrada na noite de sábado (13), em matéria do SPTV 2a edição, telejornal da Globo exibido na região metropolitana de São Paulo.
 
Na verdade Padilha não é um estranho no ninho periférico. Filho de sociólogo e médica, ele não viveu restrito ao circuito da classe média paulistana. Quando criança, acompanhava sua mãe em atendimentos gratuitos que ela fazia em bairros carentes da zona sul da cidade. Foi daí, garante, que nasceu a vontade de também se formar em medicina e fazer da política um meio de promover ação social.
 
Nada mais eficiente do que conciliar ideologia com marketing. Padilha ensaboando e enxaguando copos e xícaras é umas das imagens mais curiosas que ficarão desta eleição ao Palácio dos Bandeirantes.
 
Ainda no sábado, o Jornal Nacional mostrou a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, se arriscando na ‘batalha do passinho’ com funkeiros em Belo Horizonte. Como em um baile, os ‘manos’ cantaram: “Vai Dilma! Vai Dilma! Vai Dilma!”
 
Apesar de não ter muito gingado, ela deu show de bom humor. E isso já vale alguma coisa em uma campanha com tantas imagens repetitivas. O compromisso na capital mineira foi marcado ainda por uma ‘inovação estética’ impossível de ser omitida: Dilma, fiel adepta da calça social e dos sapatos fechados, usava jeans e tênis.
 
Agora só falta Serra, que tenta uma vaga no Senado, trocar o skate por patins.
 
Fonte: Terra
 

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