quinta-feira, 31 de março de 2016

Teori manda juiz ouvir delatores da Andrade e saber se sofreram pressão

mônica bergamo O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou um juiz para conversar com os 11 delatores da Andrade Gutierrez que assinaram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. O magistrado sempre toma a precaução antes de homologar as iniciativas de colaboração. 

CONFORTO PESSOAL
A intenção de Zavascki é se certificar de que nenhum colaborador sofreu pressão para delatar, o que é ilegal. De acordo com profissional que acompanha o processo, os executivos da Andrade fizeram acordos espontâneos, ao concluírem que seria a melhor forma de escapar de punições duras na Justiça. Se condenados, eles têm agora chance de cumprir pena em suas próprias casas. 

MEMÓRIA
A delação, se homologada, deve ser uma das mais graves contra o governo: como antecipou a coluna, a Andrade decidiu dar à Operação Lava Jato informações sobre pagamentos à campanha de Dilma Rousseff e de Michel Temer por meio de caixa dois em 2014. 

 CABEÇA BAIXA
Caso Lula siga mostrando dúvida em relação à possibilidade de derrotar o impeachment, Dilma Rousseff já pode dar a queda como certa. A avaliação é do dirigente de um dos principais partidos no Congresso. Ele avalia que o governo ainda pode ter 182 votos para evitar o impedimento (são necessários 171). Desde que, além de distribuir cargos, faça campanha intensa para convencer deputados de que ainda há chance de vitória. O desânimo de Lula não ajuda.

TROCO
O dirigente fez conta na ponta do lápis. Além de 97 parlamentares de partidos como PT e PC do B, o "núcleo duro" do governo, Dilma poderia contar com 8 votos no PMDB, 27 no PP, 20 no PR e 22 de partidos nanicos. O PSD de Gilberto Kassab compareceria com apenas 8 deputados, numa mostra de que o amplo espaço dado a ele em quase nada ajudou o governo.
                                  Karime Xavier/Folhapress
SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL - 24/03/2016 -14 :00h - Retrato do diretor Tadeu Jungle, que vai lançar o filme Rio de Lama, realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, MG.- ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***MONICA BERGAMO



O diretor Tadeu Jungle, que vai lançar o filme 'Rio de Lama'

VER PARA LEMBRAR
Filme sobre a tragédia ambiental em Mariana produzido em "realidade virtual", "Rio de Lama" poderá ser visto com óculos digitais como os usados pelo diretor Tadeu Jungle, 60. Para exibir o curta-metragem, o aparelho deve ser conectado a um smartphone. O espectador tem a sensação de imersão na cena.
                                                                          *
Com o filme, que estará disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store a partir de segunda (4), Jungle espera contribuir para que o acidente não seja esquecido. O curta, com depoimentos de moradores de Bento Rodrigues, a vila mais destruída, reconstrói afetivamente a vida que se perdeu. "Não é pirotecnia, como alguns podem imaginar por causa do uso dessa nova tecnologia. É, principalmente, um filme de memórias, melancólico e delicado", diz ele.

BALCÃO
Condenado a 14 anos de prisão por matar e esquartejar a ex-amante em 2003, Farah Jorge Farah esteve no Procon-SP na semana passada. Reconhecido por funcionários, o ex-cirurgião pediu sigilo sobre o atendimento que buscou no órgão. Ele, que foi fazer sugestões de ações para defesa do consumidor, está em liberdade à espera do julgamento de recursos.

BALCÃO 2
Farah não deve ser afetado pela decisão do STF (Supremo Tribunal) que permitiu a prisão de condenados em segunda instância. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação do ex-médico em fevereiro e determinou que ele só poderia cumprir a pena após o trânsito em julgado da sentença. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA