quinta-feira, 17 de março de 2016

Dilma é notificada sobre abertura do processo de impeachment


A presidente Dilma Rousseff foi notificada no final da tarde desta quinta-feira (17) sobre a abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados. 


O documento foi entregue pelo primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PSD-SP), à Secretaria de Governo. Com a iniciativa, começa a contar o prazo de dez sessões para apresentação da defesa da presidente. 

Além da notificação, o deputado federal entregou ao governo federal os quinze volumes do pedido de impeachment apresentado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Junior. 


Alan Marques/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff mostra termo de posse durante cerimônia com novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
A presidente Dilma Rousseff mostra termo de posse durante cerimônia no Planalto

Em uma sessão tumultuada, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta, por 433 votos contra um, a lista dos 65 deputados que irão compor a comissão especial para discutir o pedido de impeachment.

Ao todo, 24 partidos indicaram deputados para a comissão, na proporção do tamanho de suas bancadas parlamentares.

Embora no papel o governo federal tenha maioria, na prática há uma divisão equilibrada entre apoiadores e adversários da presidente, com tendência de o grupo pró-impeachment crescer nos próximos dias.

O até agora aliado PMDB, por exemplo, três das oito cadeiras serão ocupadas por deputados declaradamente favoráveis à destituição da petista.

Após ser instalada, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (17), a comissão terá um prazo de funcionamento de até 15 sessões do plenário da Câmara dos Deputados -são dez sessões para a apresentação da defesa da presidente e mais cinco para a votação do relatório.

A palavra final será dada pelo plenário da Câmara dos Deputados, em votação aberta e com chamada no microfone. O Senado Federal é autorizado a instaurar o processo de impeachment caso pelo menos 342 dos 512 deputados votem nesse sentido.

Caso o Senado Federal abra o processo, a presidente é afastada temporariamente do cargo para ser julgada.

A previsão é a votação final na Câmara dos Deputados ocorra entre a segunda quinzena de abril e a primeira de maio.

FOLHA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA