quarta-feira, 2 de março de 2016

Delcídio renuncia à presidência de comissão no Senado


Congresso Nacional

Delcídio renuncia à presidência de comissão no Senado


Pedro Ladeira - 26.mai.2015/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 26-05-2015, 20h00: O líder do governo senador Delcidio Amaral (PT-MS). Plenário do Senado federal, sob a presidência do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), durante votação da MP 665, do ajuste fiscal. Integrantes da força sindical ocupam as galerias protestando contra a aprovação da medida. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado
01/03/2016 20h3

 O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) renunciou nesta terça-feira (1º) à presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

O petista comandava o colegiado até ser preso, em 25 de novembro do ano passado, acusado de obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Com a sua saída, a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) terá o caminho liberado para assumir o comando da CAE, uma das comissões mais importantes do Congresso. Seu nome foi escolhido pelo PT, mas até o momento não havia sido colocado para deliberação dos integrantes do colegiado devido a algumas formalidades.

O PT apresentou no início de fevereiro um pedido de destituição de Delcídio da presidência da comissão. Como ele ainda estava preso, o partido reclamou a vaga que, pela regra da proporcionalidade dos partidos na Casa, é de direito do PT nesta legislatura.

O requerimento, no entanto, não foi lido em plenário, formalidade para oficializar o pedido. Com isso, o vice-presidente da CAE, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), afirmou que não poderia realizar a votação.

Delcídio foi solto em 19 de fevereiro e na última terça (23) apresentou um pedido de licença médica por 15 dias.

Em seu pedido de renúncia, o senador afirma que abre mão do cargo porque precisa de concentrar "na apresentação de sua defesa junto ao Conselho de Ética da Casa, no pleno restabelecimento de sua saúde e no retorno à base eleitoral que representa, em Mato Grosso do Sul". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA