quinta-feira, 17 de março de 2016

AGU diz que Lula é ministro, mas não tem garantia de foro privilegiado



Alan Marques/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 01.03.2016. O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo dá entrevista excclusiva no Ministério da Justiça sobre sua demissão. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER *** EXCLUSIVO ***
José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça e novo chefe da AGU




Cardozo afirmou que a liminar não muda nada em relação aos atos de Lula como ministro, pois ele já não poderia mesmo praticar nenhum até a transmissão de cargo, marcada para a próxima terça-feira (22).

Sobre Lula ter ou não foro privilegiado por conta do cargo, Cardozo disse que essa é uma questão discutível. "Não é essa nossa preocupação nesse momento", afirmou.

"A AGU já foi intimada [pela Justiça Federal]. Ele está ocupando o cargo de ministro. O cargo está investido. Não foi anulada a investidora", afirmou Cardozo.

"Só estamos diante de uma situação de sustação dos efeitos da posse. Ele já está empossado, é titular do cargo. Mas há uma liminar que obsta a prática de atos."

A AGU já recorreu da decisão que suspendeu a posse, assinada pelo juiz da 4ª. Vara Federal Itagiba Catta Preta Neto, que entendeu que há suspeita de cometimento do crime de responsabilidade por parte de Dilma. O juiz acolheu uma ação popular movida pelo advogado Enio Meregali Júnior.

O advogado-geral da União citou ainda duas outras ações na Justiça comum com o mesmo objetivo, uma no Rio Grande do Sul e outra em Ribeirão Preto (SP), ambas com liminares indeferidas, sem julgamento de mérito.

O principal argumento da AGU é que não há "lesividade ou desvio de poder" no ato de Dilma, pois a nomeação não impede que Lula seja investigado pela Justiça nem teve como objetivo protegê-lo das investigações de Operação Lava Jato.

O advogado-geral da União disse que Dilma já havia feito convites para Lula assumir um cargo no governo desde o primeiro mandato dela (2011-2014).

O governo também cita no documento a questão da parcialidade do juiz em relação ao caso, embora essa questão seja trata de forma lateral, segundo Cardozo.

"Não há crítica ao posicionamento do magistrado. É uma pessoa gabaritada para o exercício das suas funções. Apenas dizemos que, quando a pessoa tem posições preestabelecidas, não pode atuar com a objetiva imparcialidade", afirmou.

Cardozo disse ainda que o juiz tem se engajado publicamente numa militância política em relação ao governo e que não foram poucas as suas manifestações pelo fim da gestão Dilma Rousseff.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA