sexta-feira, 25 de março de 2016

Esquema de asilo político de Lula está montado. O destino é a Itália



Plano engendrado nos bastidores petistas não permitirá uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso esta venha a ser decretada.



Presentemente, a situação está tranquila, vez que o processo encontra-se nas mãos do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Porém, é certo que após analisada a questão que envolve a presidente Dilma Rousseff, detentora de foro privilegiado e com a manutenção da suspensão da posse do ex-presidente no ministério da Casa Civil, quando também passaria a ter foro privilegiado, o processo fatalmente retornará para a 1ª instância, sob a responsabilidade do temido juiz federal Sérgio Moro.


O plano de fuga teria começado a ser arquitetado após a condução coercitiva de Lula. 
Numa ligação flagrada entre Lula e Alberto Carlos Almeida, um cientista político, proprietário do Instituto Análise, um dos principais conselheiros do ex-presidente, todo o temor foi revelado. Este disse a Lula que teria lido os relatórios do juiz Sérgio Moro e que juridicamente o ex-presidente estaria totalmente sem saída, aconselhando-o a assumir com urgência o ministério.


Antes porém o plano de fuga já avançava, com a escolha para o ‘asilo político’ recaindo sobre a Itália, em razão de dona Marisa Letícia ter cidadania italiana e o direito ser extensivo aos filhos, também investigados na Operação Lava Jato.


Com a frustração do plano ‘A’, que seria a obtenção do foro privilegiado para Lula, o plano ‘B’, a fuga, passou a ser tratado com mais denodo e detalhamento.


A ideia era no caso de uma eventual decretação da prisão preventiva, Lula se refugiaria numa embaixada e efetivaria uma saída negociada do país, o que não seria difícil.

Entretanto, o plano vazou, noticiado pela revista ‘Veja’. Assim, provável decisão do STF para que as investigações envolvendo o ex-presidente retornem para a 1ª instância, poderá determinar a fuga imediata de Lula para a Itália.


Amanda Acosta

redacao@jornaldacidadeonline.com.br

                                                       https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online





Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA