quinta-feira, 2 de outubro de 2014

No último dia de TV, Dilma e Marina invertem papel; Aécio fala em virada

O último dia de horário eleitoral antes do primeiro turno das eleições, que foi ao ar nesta quinta-feira (2), teve as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) invertendo os papéis de acusadora e acusada em relação às últimas semanas de campanha. Terceiro colocado nas pesquisas mais recentes e buscando a vaga no segundo turno, Aécio Neves (PSDB) contou com a presença do vice Aloysio Nunes (PSDB) para mostrar confiança em uma possível virada no cenário.

Depois de ver a primeira posição ameaçada por Marina, a campanha de Dilma desferiu diversos ataques. Primeiro, associou Marina ao ex-presidente Collor; depois, afirmou que a rival agiria a favor dos banqueiros e contra a população, em alusão à proposta de Marina de dar autonomia ao Banco Central. Mais recentemente, a propaganda do PT chamou a rival de "mentirosa" por ter dito que havia votado a favor da CPMF (o antigo imposto do cheque) quando foi senadora e diz que a pessebista "anda com gente da ditadura".

Nesta quinta, no entanto, Dilma preferiu focar num tom mais propositivo, adotando o lema "governo novo, ideias novas" e falando em propostas nas áreas de educação, saúde e segurança pública e no combate à corrupção. Depois, dialogou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e ambos exaltaram os feitos das gestões petistas. Dilma também criticou os opositores por "não valorizarem o pré-sal".

Marina, por sua vez, que antes dizia que não atacava os rivais, subiu o tom e disparou contra Dilma. A propaganda utilizou imagens de um evento de campanha na última terça-feira (30), em São Paulo, onde a candidata do PSB diz que a presidente "come pela boca do marqueteiro" e se defende da acusação de ter mentido sobre sua votação na CPMF, rebatendo a crítica a Dilma.

"Quem não foi nem vereadora e virou presidente do Brasil não entende isso. Come pela boca do marqueteiro, do assessor. Não me venha chamar de mentirosa. Mentira é quem diz que não sabe que tinha roubo na Petrobras. Mentira é quem diz que não sabe o que acontece na corrupção desse país", diz Marina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA