sábado, 25 de outubro de 2014

'JN' põe acusação a Lula e Dilma no ar na véspera do pleito

Um dia depois de a revista "Veja" noticiar que o doleiro Alberto Youssef implicou a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o esquema de corrupção na Petrobras, a TV Globo exibiu neste sábado (25), pela primeira, vez reportagem sobre o assunto no "Jornal Nacional", seu telejornal de maior audiência.
A Globo ignorou o caso na véspera, quando promoveu o debate final entre os dois candidatos que se enfrentam neste domingo no segundo turno das eleições presidenciais.
A acusação do doleiro foi explorada pelos dois adversários na sexta (24) em seus últimos programas no horário de propaganda eleitoral e no próprio debate da Globo.
Por causa da reportagem, a sede da Editora Abril, que publica a revista "Veja", foi alvo de atos de vandalismo. Na noite da sexta, um grupo com cerca de 50 pessoas que foi protestar contra a revista, espalhou lixo na entrada da empresa e fez pichações.
A presidente Dilma e o candidato do PSDB, Aécio Neves, repudiaram neste sábado os atos na sede da Editora Abril.

Ernesto Rodrigues/Folhapress
Manifestação contra publicação da "Veja" provocou protesto em frente a prédio da Editora Abril
Manifestação contra publicação da "Veja" provocou protesto em frente a prédio da Editora Abril
"Isso é barbárie, isso deve ser coibido. [...] Repudio integralmente", afirmou Dilma em entrevista após seu último ato de campanha, em Porto Alegre.
Apesar de ter criticado o vandalismo, a presidente voltou a criticar o teor da reportagem, chamando-a de "processo golpístico".
Em ato em São Bernardo do Campo (SP), Lula disse que irá processar a revista. "Da minha parte, a partir do processo eleitoral, [a Veja'] vai ter que explicar na Justiça. Sempre ouvimos que não adianta processar, para deixar pra lá. Mas o que a Veja' fez não pode ficar pra lá. Ela exagerou."
Em entrevista em São João del-Rei (MG), onde encerrou sua campanha à Presidência, Aécio disse que o país assistiu "um atentado à democracia" com as depredações e tentativa de "censura" à revista.
Em nota, o presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Domingos Meirelles, afirmou que as agressões contra a sede da Abril são "condenáveis num regime democrático".


FOLHA-UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA