segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Investigações de desvio na Petrobras revelam três tipos de irregularidades

As investigações sobre desvio de recursos da Petrobras revelaram, até agora, a possibilidade de três tipos de irregularidades. O pagamento de propinas para políticos é a mais óbvia. Uma segunda é o desvio de recursos de executivos e até de controladores de empreiteiras que, desconfia-se, fraudavam outros acionistas das companhias desviando recursos para o exterior. Uma terceira envolve operações das empresas em outros países.
SEGUNDA VIA
Nessa terceira modalidade de irregularidades, empreiteiras que têm atividades no exterior, de acordo com as investigações, contratariam empresas fantasmas do doleiro Alberto Youssef para que elas apenas emitissem notas fiscais de serviços fictícios. Contabilizavam as mesmas faturas como custos nos países em que estão instaladas. E pagavam menos imposto. O dinheiro era enviado para paraísos fiscais.

MAPA DA MINA
As mesmas pessoas envolvidas com as investigações acreditam que o depoimento de Alberto Youssef, por isso mesmo, será muito mais "amplo" que o já dado por Paulo Roberto Costa.

APAGAR DAS LUZES
O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) se diz surpreso com o fato de o STF (Supremo Tribunal Federal) ter marcado para amanhã o julgamento da ação em que foi condenado a 3 anos e 11 meses de prisão por violação de sigilo funcional e fraude processual. O também delegado da Polícia Federal, que comandou a Operação Satiagraha, está arguindo a suspeição do juiz Ali Mazloum, cujo irmão foi investigado por ele na Operação Anaconda, de venda de sentenças.

APAGAR DAS LUZES 2
Protógenes, que não foi reeleito deputado, espera que o julgamento seja retirado de pauta e que antes seja apreciado o impedimento do juiz que o condenou. "Caso contrário, vou renunciar ao meu mandato, para não ser vítima de uma injustiça." Nesse caso, ele perde o foro privilegiado de parlamentar no STF. E a ação volta à primeira instância.

PARA TODOS
Animado com o desempenho de Aécio Neves no debate de quinta-feira do SBT, UOL e Jovem Pan, o escritor Affonso Romano de Sant'Anna dizia no estúdio: "Se depender de hoje, acho que ele sobe uns dez pontos". Para o coordenador da área de cultura no plano de governo do tucano, "o horário [18h] é bom para pobre, porque não é tão cedo. Deu para ouvir no rádio também".

PERTO E LONGE
Daniela Carvalho, filha de Tutinha Carvalho, dono da rádio Jovem Pan, era a mais desesperada por uma selfie com Aécio Neves. Ela insistiu e conseguiu. Em seu celular, colocou uma capinha com a mensagem "Xô, Dilma". 


FOLHA - UOL

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA