sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Com poucos dias de campanha, tática do ataque vai prevalecer

baixo nível ajuda a mostrar como está falido o modelo de campanha eleitoral no país

Debate-SBT-16out2014É unânime a opinião de que o nível baixou nos debates entre os candidatos a presidente, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff. Foi o que se pode ler nos comentários nas redes sociais sobre o debate promovido por STB, UOL e rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira, 16.out.2014.
Mas são esses ataques que chamam a atenção dos eleitores. Até porque não há mais tempo de um candidato aparecer na TV e apresentar um plano revolucionário para a saúde ou para a educação.
E, convenhamos, a imensa maioria dos eleitores já sabe, em linhas gerais, como será um governo do PSDB ou do PT.
O que sobra para os candidatos é tentar falar sobre atributos pessoais de cada um –quase sempre, atacando.
Vai funcionar? Difícil saber. Mas é essa a tônica da campanha. É será assim até o final.
Talvez seja também um sinal bem claro de como está perto da falência o modelo brasileiro para a troca de ideias no processo eleitoral.
No 1º turno, uma enxurrada de candidatos que não têm importância interditam o debate.
No 2º turno, quando restam só 2 candidatos, não há tempo de campanha para expor propostas de maneira mais alentada.
Alguma coisa está bem errada. Nesse sentido, a eleição de 2014 está sendo didática ao expor como nunca o que não funciona no modelo eleitoral da jovem democracia do Brasil.

UOL

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