quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pizza com Farinha de Grão de Bico Sem Lactose Sem Glúten Sem Ovos

Pizza com Farinha de Grão de Bico

www.diariosemlactose.com
 
Olá, queridos!

Quem é vivo sempre aparece! :)
Sabadão chegou e uma pizza sempre vai bem, não é mesmo? Essa daqui vai agradar muita gente, já que não leva leite, glúten e nem ovos.
Eu gostei da massa com farinha de grão de bico, é uma massa mais durinha e fica um pouco quebradiça. É bem gostosa se consumida na hora, depois acaba perdendo a crocância.
Utilizem a cobertura de sua preferência e aproveitem o final de semana! 
Fonte: receita do livro "Receitas para toda a família" de Grace Cheetham.

80g de farinha de arroz
85g de farinha de grão de bico (encontrada em casa de produtos naturais, empórios...)
30g de amido de milho
1/2 c. (chá) de goma xantana (encontrada em casas de produtos naturais e de produtos para confeitaria)
1/2 c. (chá) de sal
1 c. (chá) de fermento em pó
2 c. (sopa) de azeite de oliva
100 ml de água morna

Minha cobertura: Salmão defumado, azeitonas pretas, mandiokejo e alecrim.
1. Passe no processador: as farinhas, a goma xantana e o sal. Acrescente o fermento e bata. Adicione o azeite e bata bem, por último acrescente a água aos poucos e continue a bater até ficar homogêneo. Coloque numa tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora. (a minha massa não cresceu quase nada! mas no fim deu tudo certo...)
2. Abra a massa (não deixe muito grossa), coloque em uma assadeira untada com um pouco de óleo ou se preferir, coloque papel manteiga. Coloque o molho de tomate e a cobertura, asse em forno alto (220 graus) por aproximadamente 15 minutos.

www.diariosemlactose.com
 
Eu gostei do mandiokejo, já comprei algumas vezes e utilizei em diversos pratos. Uma dica para quem nunca utilizou é temperá-lo na hora do preparo. Ele não tem gosto de nada, então coloque sal, ervas... Fiz um macarrão de forno utilizando-o como cobertura e acrescentei sal, cebola e salsa em flocos, ficou perfeito! Comprei na Mundo Verde.

www.diariosemlactose.com
 
Como eu cortei a borda da pizza com um cortador de biscoitos, acabou sobrando um restinho de massa. Coloquei em uma forma de empadinha, acrescentei molho de tomate, mandiokejo e alecrim. Vou ser sincera: devia ter feito isso com a massa toda, ficou uma delícia! rs

www.diariosemlactose.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA