sábado, 12 de dezembro de 2015

18 É absurdo que alguém com cargo no governo apoie o impeachment, diz Jaques Wagner


Mãe Joana  O Planalto decidiu não mais tolerar que aliados com cargos no governo adotem posição dúbia ou defendam a deposição de Dilma Rousseff. “Não tem mais brincadeira. É um absurdo que alguém com cargo no governo seja a favor do impeachment”, diz Jaques Wagner (Casa Civil). Até aqui, o Planalto foi leniente nas traições. Por isso, fará radiografia dos cargos federais para identificar casos como o de Fábio Cleto, aliado de Eduardo Cunha, demitido esta semana da Caixa Econômica Federal.

Questão de foco Mais do que a votação aberta, a maior ambição do Planalto em relação à decisão do Supremo sobre o rito do impeachment é que ele determine a ilegalidade da chapa avulsa na eleição da comissão especial.


Conta outra De Cunha a interlocutores quando avisado de que Rodrigo Janot pediu a anulação da sessão secreta e da chapa avulsa: “E ele seria a favor de alguma coisa que eu fizesse?”.

Eu avisei Em sua manifestação ao Supremo, Cunha sugere que o relator Edson Fachin está extrapolando o pedido inicial ao abordar a legalidade da eleição secreta: “As modalidades de votação não são objeto desta ação”, escreve o peemedebista.

Corrida maluca 1 Grupos de parlamentares contrários a Dilma e contrários a Cunha preparam romaria ao Supremo na próxima semana.

Corrida maluca 2 Líderes de DEM, PPS e SDD vão na terça-feira visitar Fachin. Outro grupo, com PSOL e Rede, vai entregar até quarta-feira uma carta aberta aos ministros pontuando “ofensas” do peemedebista à Constituição.

Teu passado… Grupos favoráveis ao impeachment voltaram a fazer circular por mensagens de celular o vídeo de Fachin em ato da campanha de Dilma no ano passado.

Em cima do muro Aliados contam com os deputados “nem-nem” para manter Leonardo Quintão (PMDB-MG) na liderança da sigla. Sete peemedebistas não assinaram a lista do mineiro, mas dizem a seus apoiadores que também não assinarão a do deposto Leonardo Picciani.

Não deu praia Opositores do antigo líder se revoltaram especialmente com a “intromissão” do PMDB fluminense na disputa pelo controle da bancada: “Brasília não é quintal do Rio”, repetem.

Operador O vice Michel Temer tem conversado com líderes de bancadas de oposição na Câmara. Todos saem dos encontros com a sensação de que o governo Dilma está chegando ao fim.

Fica a dica Na palestra que deu em São Paulo ao lado de Gilmar Mendes, do Supremo, Temer lembrou que “o poder não é da autoridade, o poder é do povo”. “Somos meros exercentes do poder. Não somos donos do poder.”

Perto do PIB Após o evento, Temer almoçou com Paulo Skaf na sede da Fiesp. Ouviu do correligionário que a economia só terá fôlego depois de resolvido o nó político.

São Tomé Em reunião com movimentos sociais para definir estratégias contra o impeachment na quinta-feira, o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) disse que Dilma só deve recebê-los no dia 17 –depois, portanto, do ato nacional contra a deposição da presidente.
apode1212painell

Rá-tim-bum Dilma faz anos no dia 14, segunda-feira. Não quer festa, mas terá bolo diet e docinhos light.

Treme-treme O TCU aplicou multa de R$ 10 mil a Inês Magalhães, supersecretária do Ministério das Cidades à frente do Minha Casa, Minha Vida. Ela foi responsabilizada pela má qualidade de casas do programa em cidades com menos de 50 mil habitantes. Cabe recurso.

Outro lado O ministério diz que o caso é decorrente de um processo anterior e que acredita em uma decisão favorável na ação inicial.

TIROTEIO 
Não são só Dilma e Temer. Todo o ‘Brasil do poder’ está vivendo uma fase profícua e fértil: em chantagens, manobras e traições.
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre declarações de Michel Temer e Dilma Rousseff de que terão uma relação ‘profícua e fértil’ daqui em diante.

CONTRAPONTO
Nem tão decorativo
O PT de Canoas, no Rio Grande do Sul, anunciou, nesta sexta, apoio à candidatura de Beth Colombo, atual vice-prefeita do petista Jairo Jorge, nas eleições de 2016.
Durante sua fala, o prefeito disse que “nunca na história de Canoas” existiu uma relação tão amistosa entre prefeito e vice e que, “durante os exatos 2.536 dias de convivência”, não houve uma única briga.
Jorge, então, emendou, para risada da plateia:
–Beth não é uma vice decorativa e nunca me mandou nenhuma carta. Foi sempre minha conselheira. Em momentos mais importantes esteve ao meu lado –lembrando a fatídica carta que Michel Temer enviou a Dilma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA