sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Lava Jato é causa de discórdia entre Michel Temer e Renan Calheiros

mônica bergamoA Operação Lava Jato está no centro da discórdia entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Michel Temer. Calheiros está convencido de que o vice-presidente tentou ajudar políticos com quem tem estreita ligação a se livrarem das investigações, pouco se importando com o destino do próprio senador. 

TODO OUVIDOS
De acordo com interlocutores credenciados tanto de Michel Temer quanto de Renan Calheiros, o desentendimento começou quando o vice-presidente teve conversa reservada com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ainda no ano passado. Temer teria questionado Janot sobre políticos como Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que depois assumiu o Ministério do Turismo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

PANELA
Na época, Calheiros afirmou a interlocutores que Temer pressionou Janot para que Cunha e Alves fossem excluídos das investigações. As declarações do senador vieram a público e jamais foram desmentidas por ele. 

NO ALVO
Assessores e amigos de Temer dizem que ele apenas pediu informações a Janot, sem tentar interferir nos processos contra Cunha e Henrique Eduardo Alves. Tanto é assim que os dois seguem investigados e inclusive foram alvo das operações de busca e apreensão que a Polícia Federal fez nesta semana. 

ATÉ 2016!
E Temer pretende tirar alguns dias de férias. 

É ELE
Setores do governo festejam discretamente a permanência de Eduardo Cunha na presidência da Câmara. Acham que é mais fácil combater o impeachment enquanto Cunha permanecer como o "pai" da iniciativa. 

LINHA FINA
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de soltar o ex-banqueiro André Esteves, do BTG, ontem, revela tendência de ministros da corte de não mais admitir prisões por tempo indefinido quando a instrução dos processos já estiver finalizada. Muitos defendem que o encarceramento seja substituído por medidas restritivas de liberdade. 

LINHA FINA 2
A opinião é de magistrados da própria corte.

A ONDA
O feminismo nunca esteve tão forte na internet, diz levantamento que o coletivo Think Olga divulga nesta sexta (18). O pico de mensagens sobre o assunto foi em outubro, com 252 mil menções nas redes sociais ao tema da redação do Enem e ao movimento #PrimeiroAssédio. A palavra "feminismo" teve crescimento de 86% nas buscas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA