sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

No Pará, polícia encontra submarino que seria usado para tráfico de drogas

Cotidiano

Divulgação/Polícia Civil do Pará

Submarino encontrado pela polícia no Pará seria usado para tráfico internacional de drogas
Submarino encontrado pela polícia no Pará, que seria usado para tráfico internacional de drogas
 
18/12/2015 14h16

Em um canal estreito do rio Guajará-Mirim, no nordeste do Pará, próximo a uma vila de pescadores, uma placa alerta: "Não entre sem permissão. Área particular". Quem desobedecesse veria, à frente, duas barracas de madeira. Uma servia para o alojamento de 15 pessoas. A outra, para a construção de um submarino que seria usado no tráfico internacional de drogas. 

Esse foi o cenário que a Polícia Civil do Pará encontrou na última terça-feira (15). O submarino, em fase final de construção, teria capacidade para transportar até 30 pessoas e levar uma carga de 30 toneladas. O veículo, praticamente pronto para ser usado, segundo a polícia, tem 17 metros de comprimento, 3 m de diâmetro e 4 m de altura. De acordo com os peritos, o motor sozinho pesa 200 quilos. 

O estaleiro onde os policiais encontraram o submarino era usado desde setembro, segundo as investigações. No alojamento, havia beliches de madeira, mesas, roupas, alimentos e produtos de higiene. Caixas de produtos eletrônicos continham inscrições em espanhol. A polícia suspeita que colombianos estejam envolvidos no esquema. Ao longo de todo o canal, os agentes também identificaram tanques de combustível. 


Divulgação/Polícia Civil do Pará
Policiais retiram submarino usado para tráfico de drogas no Estado
Policiais retiram submarino do rio Guajará-Mirim, no nordeste do Pará

Os criminosos usavam armas de fogo falsas, como fuzis, feitos de madeira, apontaram as investigações. Na vila de pescadores próxima, o grupo construiu três casas de madeira, como base de observação e monitoramento, e chegaram a impedir que a população pescasse na área, o que teria incomodado a comunidade local, de acordo com a Polícia Civil.

A polícia encontrou o submarino após denúncias anônimas recebidas na segunda-feira (14), que diziam que o veículo seria usado para escoar grandes quantidades de drogas para os Estados Unidos e a Europa. Na tarde desta quinta (17), policiais começaram a retirar o veículo com auxílio de uma lancha. Ele deve chegar no próximo sábado (19) ao porto do Grupamento Fluvial, em Belém. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA