quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

THE WEEK: O Brasil em tumulto

“O BRASIL COMO ELE NUNCA QUIS SER VISTO “
VERGONHA INTERNACIONAL, SEM CREDIBILIDADE…
WEEK
FUN
 
Presidente Dilma Rousseff do Brasil enfrenta uma ou duas semanas depois de escândalos, cismas políticas e protestos continuam a ameaçar a sua posição, disse o The Independent. Parece que o “paredes estão se fechando” em torno de Dilma, que atualmente tem os mais baixos índices de aprovação de qualquer presidente na história do Brasil. 

Dilma Rousseff tem, atualmente, até 28 de agosto para defender as contas públicas aos tribunais de auditoria do país, em meio a acusações de irregularidades nos gastos públicos através do último exercício. Um dos maiores escândalos ameaçando sua posição diz respeito a estatal petrolífera, a Petrobras. 

A polícia federal continua prender funcionários públicos, suspeitados da “investigação policial Jato de Operação Lavo (operação de lavagem de carro) sobre o contrato de fixação, enxerto e suborno dentro da Petrobras” durante o tempo em que Dilma era presidente da empresa. Desde que o escândalo da Petrobras explodiu no ano passado, o país tem visto aumentar os protestos públicos, teste do Brasil “estabelecimento, sua democracia e sua imagem como um líder aspirante do Sul global,” disse o guardião. Mais de 50 funcionários e políticos alegadamente beneficiaram de propina ligada à empresa estatal de petróleo. O fato de que a Petrobras estatal fundos foram usados por alguns na elite do país “semelhante à sua própria carteira estava prestes a indignação da opinião pública”. Na mais recente demanda de prestação de contas, a milhares de brasileiros saíram às ruas na semana passada, participando de manifestações contra o governo em todo o país. Em São Paulo, 135.000 acredita-se que marcharam, enquanto em Brasília o número tenha sido colocado em cerca de 25.000. No Rio de Janeiro, o jornal O Folha de São Paulo colocou o número de manifestantes cerca de 200.000, um número que foi “menor do que o governo tinham temido”. Ainda assim, agitação pública, juntamente com a “pior crise econômica Brasil tem visto em 25 anos” é suficiente para empurrar o país para um ponto de crise, disse cidade AM: “a inflação subiu para 9.5% no final de julho, a maior taxa em 12 anos, enquanto que a economia está em recessão e espera-se que o contrato em até 2% este ano. O real caiu pesadamente e a força do banco do país tem sido posta em causa.”Isso é provavelmente porque as empresas mais poderosas do Brasil estão agora arredondamento para apoiar Dilma Rousseff –” para estancar o aprofundamento da crise”, disse Bloomberg. De acordo com o site de notícias, as confederações nacionais para transporte, indústria e agricultura e organização de advogados brasileiros estão preparando uma declaração em apoio ao Presidente. “Mais pessoas na comunidade empresarial e do setor privado se dá conta que sem qualquer apoio para Dilma Rousseff, a situação económica poderia piorar ainda mais,” David Fleischer, professor emérito de ciência política da Universidade de Brasília, disse à Bloomberg.”A economia precisa seguir em frente.”
leia a integra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA