segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Procuradoria vai denunciar Cerveró e lobista nesta segunda

Escândalo na Petrobras
O Ministério Público Federal no Paraná apresentará nesta segunda (15) denúncia criminal à Justiça contra o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, suspeito de ser o operador do PMDB no esquema de desvios na Petrobras investigado na Operação Lava Jato. 

Eles serão acusados pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. 

Segundo a denúncia, Soares era representante de Cerveró no esquema. Ambos são acusados de receber US$ 40 milhões de propina em 2006 e 2007 para viabilizar contratação de navios-sonda para perfuração em águas profundas na África e no México. 

Serão acusados ainda o doleiro Alberto Youssef e Júlio Camargo, da Toyo Setal. 

Os procuradores pedem que os denunciados sejam condenados ao pagamento de cerca de R$ 296 milhões a título de devolução do valor das propinas e de indenização pelos prejuízos causados à Petrobras. 


Sergio Lima/Folhapress
O ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, durante acareação na CPI da Petrobras
O ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, durante acareação na CPI da Petrobras

A Procuradoria também deverá protocolar nos próximos dias ações civis de improbidade contra ex-diretores da estatal, executivos de empreiteiras e as construtoras. 

Além disso, poderá ocorrer a análise da Justiça Federal sobre quatro denúncias apresentadas na quinta (18) pelos procuradores contra executivos de empresas acusadas de formar cartel para fraudar licitações e corromper funcionários da Petrobras. 

Os integrantes da força-tarefa trabalharam no sábado e no domingo para concluir a acusação contra o lobista Fernando Soares. O prazo para apresentação da denúncia termina nesta semana -há data limite porque ele está preso desde 18 de novembro. 

Segundo depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que fechou acordo de delação premiada, Soares atuou no esquema como operador do PMDB. A sigla nega. 

Os procuradores também buscam finalizar ações civis de improbidade que, diferentemente das denúncias criminais, podem ter as empreiteiras como rés, além das pessoas envolvidas nos delitos. 

Essas ações devem trazer pedidos milionários de indenização e de multa contra as construtoras suspeitas. 

Na área criminal, 24 executivos ligados a essas empresas já foram alvo de denúncias na semana passada. Uma delas já foi recebida pelo juiz federal Sérgio Moro, o que levou à abertura de ação contra nove acusados, parte deles da Engevix Engenharia. 

Falta ainda apreciar as acusações formais que apontam crimes dos dirigentes das empreiteiras Camargo Corrêa, OAS, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e UTC. 

A Folha não localizou os advogados que defendem Cerveró e Soares na madrugada desta segunda. 



Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress
O empresário Fernando Soares, chega ao IML para exames, após ser detido, no mês passado
O empresário Fernando Soares, chega ao IML para exames, após ser detido, no mês passado

FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA