segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

José Dirceu escreve livro "Tempos de Papuda", sobre seu período na prisão


O livro que o ex-ministro José Dirceu está escrevendo sobre a prisão já tem nome: "Tempos de Papuda".
*
Em 2011 ele lançou "Tempos de Planície", para falar sobre o que viveu depois que deixou o Palácio do Planalto, onde despachou como ministro de 2003 a 2005.
 
O PRESO ACUSA
O STF (Supremo Tribunal Federal) discute se um condenado mantido em estabelecimento prisional superlotado e sem as mínimas condições de higiene deve ser indenizado por danos morais.
 
ANORMAL SOFRIMENTO
O caso de Anderson Nunes da Silva, condenado a 20 anos de prisão por latrocínio e recolhido no sistema penitenciário de Corumbá (MS), pode servir de exemplo para outros milhares de detentos no país. Silva alega que as condições da prisão causaram a ele "anormal sofrimento configurador de dano moral indenizável".
 
ULTRAJE OFICIAL
O ministro Teori Zavaski, relator do caso, já votou pelo pagamento da indenização, de R$ 2.000. Ele reconhece que a situação "lesou direitos fundamentais de dignidade, intimidade, higidez física e integridade psíquica" do preso. E que detentos cumprem pena "em condições não só juridicamente ilegítimas, mas humanamente ultrajantes".
 
QUESTÃO FINANCEIRA
O Estado do Mato Grosso do Sul, apoiado pela AGU (Advocacia-Geral da União), alegou insuficiência de recursos. Declarou ainda que a multiplicação de sentenças favoráveis a presos pode "comprometer as finanças" do Estado. Ao antecipar o voto, o ministro Gilmar Mendes afirmou que é preciso "encontrar formas de obrigar o poder público a agir". Lembrou que o país tem 350 mil vagas em presídios que abrigam 550 mil pessoas. 


Kenneth Willardt/Divulgação
A modelo Fabiana Tambosi
A modelo Fabiana Tambosi
 
SÓ NO BRONZE
De malas prontas para Los Angeles, para onde vai se mudar, a modelo Fabiana Tambosi, 29, já está cercada de celebridades de cinema antes mesmo de chegar à cidade.
*
Entre famosos como Lady Gaga, Jennifer Lopez e Jane Fonda, ela é a única brasileira retratada no livro "The Beauty Book", do fotógrafo dinamarquês Kenneth Willardt.
*
"A foto dos óculos foi feita na Bahia. Foi muito legal fazê-la, principalmente pelo cuidado que ele tem com a luz, com maquiagem", diz a brasileira.
*
Ela, que estuda biologia no Brasil, não cogita largar o curso. "Me apaixonei por esse mundo. Quero ver como transferir a faculdade para lá."
 
AGORA É HORA
A intenção de viajar dos brasileiros atingiu em novembro o maior índice deste ano, segundo pesquisa inédita do Ministério do Turismo, que mediu em sete capitais a vontade de passear nos seis meses seguintes. O percentual alcançou a marca de 34,2%. Os melhores resultados anteriores eram os de setembro e outubro (31,6%). Em novembro de 2013, a taxa era de 32,1%.
 
AÍ VOU EU
O Nordeste é a região preferida por 46% das pessoas, seguida por Sudeste (25,8%) e Sul (17,5%).
 
PAPEL INVERTIDO
O cineasta Cristiano Burlan, de "Mataram Meu Irmão", começa nesta semana a filmar o longa "Fome". O crítico de cinema Jean-Claude Bernadet será o protagonista, na pele de um professor que vira morador de rua.
*
"Ele não é um ator convencional. É um performer", diz o diretor sobre a escolha de Bernadet para o papel. 

 
LIGA DA JUSTIÇA
José Renato Nalini, de São Paulo, recebeu colegas de todo o país no 101º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. Foram à abertura, na quinta (4), na Sé, o juiz Jerson Gubert (Rio Grande do Sul) e os desembargadores Marcus Faver (Rio de Janeiro) e Paulo da Cunha (Mato Grosso). Deborah Ciocci, do Conselho Nacional de Justiça, Jayme Martins de Oliveira, presidente da Associação Paulista de Magistrados, e Mario Camargo, da Associação dos Notários e Registradores do Estado de SP, também compareceram.
 
TELINHA
O Caixa Belas Artes vai lançar no dia 16 um aplicativo para cinéfilos. Compra de ingressos, avaliação e comentários sobre os filmes são alguns dos atrativos do app. "A ideia é que vire um canal de confiabilidade. Você vê as avaliações de pessoa que conhece", diz André Sturm, diretor do local. Os frequentadores do cinema também poderão votar em seus longas preferidos por meio de seis tablets espalhados nas salas.
 
BAIXANDO
E Luciana Gimenez está lançando um aplicativo para os fãs poderem baixar fotos e vídeos da apresentadora.
*
O dispositivo está disponível na Apple, gratuitamente, desde sábado.


 
TROFÉU FASHION
A atriz Fiorella Mattheis apresentou a 11ª edição do concurso Faap Moda, realizado na semana passada. O estilista Reinaldo Lourenço, a designer de moda Luciana Braga e a blogueira Ucha Meirelles fizeram parte do corpo de jurados do prêmio.
 
CURTO-CIRCUITO
O diretor Jorge Takla recebe nesta segunda (8) o título de cidadão paulistano. Indicação do vereador Andrea Matarazzo. 

O locutor Nilson Cesar também será condecorado nesta segunda (8) com o diploma, por iniciativa do vereador Nelo Rodolfo. 

O guia "Dois por Um" chega à 4ª edição, com ofertas em 83 estabelecimentos de comida, lazer e bem-estar. 

Philippe de Nicolay Rothschild promove degustação de vinhos e champanhes, nesta segunda (8), no Grand Hyatt. 

Malu Gaspar autografa "Tudo ou Nada", livro sobre Eike Batista. Nesta segunda (8), às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

FOLHA > mônica bergamo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA