terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tucano apresenta projeto sugerido por juiz da Lava Jato para punir corruptos


Escândalo na Petrobras
Atendendo a uma sugestão do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou nesta segunda-feira (8) projeto que proíbe condenados por corrupção de responderem a recursos em liberdade caso não devolvam aos cofres públicos os recursos desviados. 

O juiz, que está à frente das investigações sobre desvios na Petrobras, havia sugerido publicamente que o Congresso aprovasse projeto de lei semelhante. 

Em artigo publicado na Folha em agosto, Moro disse que "se o condenado mantém escondida fortuna amealhada com o malfeito, o risco de fuga ou de nova ocultação do produto do crime é claro e atual". 

Autor do projeto, Dias afirmou que os condenados por corrupção, peculato ou concussão (que envolvem desvio de recursos públicos) devem ser presos —e as detenções mantidas— se não houver a devolução do dinheiro. 

"Deixar esse condenado livre se traduz em risco de fuga ou de nova ocultação do produto do crime. Em outras palavras, sua liberdade aumenta a probabilidade de a aplicação da lei penal não ser garantida, e esse é um dos requisitos da prisão preventiva", afirmou. 

Segundo o tucano, o projeto está em "sintonia" com a proposta aprovada pelo Senado no ano passado que torna hediondo o crime de corrupção. A mudança ainda não está em vigor porque o projeto aguarda pela análise da Câmara. 

"Há um entendimento geral de que a corrupção não pode mais ser tolerada e que deve ser combatida de todas as formas possíveis", afirmou o senador. 

Para ser aprovado, o projeto precisa tramitar em três comissões do Senado e, em seguida, ser aprovado pelos plenários do Senado e da Câmara. 



Pedro Ladeira - 4.ago.14/Folhapress
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR)
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA