sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bomba caseira é arremessada contra sede do Instituto Lula em São Paulo


Renato S. Cerqueira - 22.jun.15/Futura Press/Folhapress
O ex-presidente Lula durante conferência sobre desafios da democracia no instituto que leva seu nome
O ex-presidente Lula durante conferência sobre desafios da democracia no instituto que leva seu nome

Uma bomba de fabricação caseira foi arremessada na noite desta quinta-feira (30) em direção à sede do Instituto Lula, em São Paulo. Não houve feridos.

Por volta das 22h, um carro que passou em frente ao local, no bairro do Ipiranga (zona sul), jogou o artefato, de acordo com o próprio instituto. Segundo a Folha apurou, as imagens das câmeras de segurança do instituto possibilitaram identificar o que havia ocorrido e o horário, mas não a placa do automóvel.

A explosão provocou um buraco na porta da garagem do prédio, que é feita de metal.

Um médico que fazia plantão na noite de quinta em um hospital nos arredores do instituto, e pediu para não ser identificado, relatou à reportagem que a explosão "fez tremer o hospital todo". De acordo com a testemunha, o fato aconteceu por volta das 22h20.

"Cheguei às 8h30 [de sexta-feira] e a polícia já tinha recolhido os fragmentos", disse Celso Marcondes, diretor do Instituto Lula. "Conversei com o pessoal do hospital que testemunhou o que aconteceu e ouvi relatos de que o barulho foi muito forte", completou.

"Sabemos que foi um ato político, uma provocação", disse Marcondes. "A democracia não comporta esse tipo de manifestação."

Segundo o dirigente, na própria quinta-feira houve uma manifestação crítica ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em frente ao local, porém "foi tudo bem, era pacífica".

INVESTIGAÇÃO

Investigadores da Polícia Civil foram ao local para fazer uma perícia dos danos causados ao edifício. Eles também terão acesso às imagens gravadas pelo sistema de segurança.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o caso está sendo investigado —em nota, a pasta informa que houve danos materiais, mas reitera que não houve feridos. Um boletim de ocorrência foi registrado no 17º DP, também no Ipiranga.

O Instituto Lula informa, ainda, que "comunicou as polícias civil e militar, o secretário de Segurança Pública do Estado e o ministro da Justiça, e espera que os responsáveis sejam identificados e punidos".

Colaborou ALEXANDRE ARAGÃO, de São Paulo 



Minha fotoIsso não é bom, mas a lei do retorno existe. Lula está sentindo na pelo a resposta de todo mal que está causando ao povo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA