quinta-feira, 23 de julho de 2015

Contra queda de popularidade, Dilma prepara volta à TV

  • Roberto Stuckert Filho/PR
    Dilma prepara uma ofensiva virtual, a menos de um mês dos protestos previstos para 16 de agosto Dilma prepara uma ofensiva virtual, a menos de um mês dos protestos previstos para 16 de agosto
 Ela já andou de bicicleta, saudou a mandioca e inventou a "mulher sapiens". Nada disso, porém, deu resultado nem serviu para tirar sua popularidade do precipício. Agora, em mais uma tentativa de enfrentar a crise política, a presidente Dilma Rousseff vai tentar mudar a estratégia de comunicação, investir em conversas pela internet e "humanizar" sua imagem.

Além de aparecer mais em programas de TV, Dilma prepara uma ofensiva virtual, a menos de um mês dos protestos previstos para 16 de agosto contra seu governo. Na próxima semana, a Secretaria Geral da Presidência lançará o site "Dialoga Brasil", uma plataforma que, mais adiante, terá até mesmo um aplicativo para celular. A meta é medir a temperatura da administração e planejar reações com antecedência.

No auge do distanciamento com os eleitores de todas as classes, acuada pela crise, com uma Operação Lava Jato batendo à porta do Planalto e problemas na economia, Dilma recorrerá a um novo canal para divulgar as iniciativas de sua gestão e, ao mesmo, saber o que a sociedade pensa sobre elas.

Setenta e três programas de governo, como Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida, serão submetidos ao crivo da população. Na primeira leva, quatro temas entrarão em debate: saúde, educação, segurança pública e combate à pobreza. O site terá ferramentas populares nas redes sociais, como "curtir" e "compartilhar".

De posse de críticas e sugestões, ministros responsáveis pelos projetos serão acionados para dar respostas aos usuários. Enquanto isso, Dilma concederá entrevistas a apresentadores de TV. Em junho, ela apareceu no Programa do Jô, da TV Globo, e na próxima semana estará no "Mariana Godoy Entrevista", da Rede TV!

Auxiliares da presidente também pretendem convencê-la a fazer um giro por programas populares e a voltar a preparar "omelete" em público - em 2011, logo após eleita pela primeira vez, ela preparou a receita no "Mais Você", de Ana Maria Braga, na Globo.
Contra Lava jato, agenda positiva

Antes reclusa no Planalto, Dilma vai agora para o enfrentamento político, defendendo sua gestão das denúncias que pipocam dia após dia, desde que a Operação Lava Jato desvendou um gigantesco esquema de corrupção na Petrobras. O plano, porém, não é tratar da Lava Jato, mas, sim, criar uma agenda positiva para se contrapor à sucessão de escândalos, que têm impacto direto no governo. Das delações premiadas ao rompimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o Planalto, tudo respinga no gabinete presidencial.

Em conversas reservadas, assessores contam que Dilma criou sozinha os últimos lances de sua comunicação. Na tentativa de parecer alheia ao inferno astral que ronda o Planalto há meses, ela fez uma saudação à mandioca e lançou a "mulher sapiens", deixando perplexos até mesmo integrantes do PT. Depois, pressionada, garantiu que não iria cair e que defenderia o mandato "com unhas e dentes". No governo, a estratégia foi considerada um desastre porque, além de tudo, pôs o impeachment na boca da presidente.




Trajetória de Dilma Rousseff, presidente do Brasil

Na imagem sem data, Dilma Jane Silva Rousseff segura a filha Dilma, e Pedro Rousseff, o pai, segura Igor, irmão da presidente. Não se sabe a data em que a foto foi tirada Arquivo Pessoal


Se nada disso adiantar ela vai voltar a exibir o neto para posar de boa avó. Cotado desse neto por ter uma avó como esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA