sábado, 17 de outubro de 2015

Barbalho pedirá convocação de Baiano para esclarecer citações em delação

 Petrolão
O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) informou neste sábado (17) que apresentará na próxima semana requerimento à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal para a convocação dos lobistas Fernando Soares, o Baiano, e Jorge Luz.

Em depoimento à Procuradoria-Geral da República, Baiano relatou ter pago entre 2006 e 2008 propina ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao líder do governo na Casa Legislativa, Delcídio Amaral (PT-MS), em contrato de afretamento de navio-sonda da Petrobras.

Segundo relato de um investigador à Folha, o petista e o peemedebista teriam dividido entre US$ 5 milhões e US$ 6 milhões com Barbalho e com Silas Rondeau, à época ministro das Minas e Energia. Segundo a investigação, o operador dos pagamentos foi Luz, considerado uma espécie de decano dos lobistas que atuavam na empresa estatal.


Junior Pinheiro/Folhapress
Lobista Fernando Soares, conhecido como Baiano, durante depoimento
Lobista Fernando Soares, conhecido como Baiano, durante depoimento


"O senador apresentará requerimento para convocação do delator Fernando Baiano e do denominado lobista Jorge Luz para depor e explicar a citação de nomes de senadores, dentre eles do próprio Jader Barbalho, que teriam recebido propina", informou a assessoria do senador peemedebista.

No depoimento, Baiano relatou aos procuradores uma conversa, em 2010, com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na ocasião, Baiano foi ao escritório político de Cunha, no Rio de Janeiro, para pedir apoio para pressionar outro lobista, Julio Camargo, em relação a pagamentos atrasados de propina relativos ao contrato de um segundo navio-sonda, o Vitória 1000.

Baiano revelou ao deputado que Renan e Barbalho tinham recebido "comissão" do contrato do Petrobras 10.000. Indagado pelos procuradores se também havia mencionado Delcídio e Rondeau na conversa com Cunha, Baiano disse que preferiu citar apenas os senadores do PMDB.

O relato das propinas a Renan, Delcídio e Jader integram um dos anexos da delação de Baiano, homologada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.


 
Os ladrões da pátria ao serem desmascarados usam de tudo para se livrar da cadeia, até tentar inibir delator. Ôh raça maldita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA