sexta-feira, 17 de julho de 2015

A semana de Eduardo Cunha em dez frases


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta sexta-feira (17) que deixa a base aliada e passa, oficialmente, a fazer oposição ao governo Dilma Rousseff.
"Estou oficialmente rompido", afirmou, um dia após o delator na Operação Lava Jato Júlio Camargo afirmar que pagou a ele US$ 5 milhões em propina. Cunha afirma que o movimento é tudo vingança pelo governo. 
Confira estas e outras frases polêmicas do parlamentar desta semana.

1 - Me dá espaço

A Câmara tem espaço dentro de outros órgãos de graça? Eles vão defender os seus interesses às custas do nosso sacrifício? Podem fazê-lo, sem ficarem lá dentro
  • 13.jul, ao determinar a desocupação de três salas da Casa usadas por funcionários da PGR (Procuradoria-Geral da República), do Executivo e do Judiciário.

Ed Ferreira - 15.jul.2015/Folhapress
O presidente do Senado, Renan Calheiros, o vice-presidente da República, Michel Temer e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha
O presidente do Senado, Renan Calheiros, o vice-presidente da República, Michel Temer e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha

2 - Impeachment, não

Tratamos do Código de Processo Civil. Longe de ter passado essa conversa comigo
  • 14.jul, ao negar conversa sobre impeachment com ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e com o deputado Paulinho da Força (SD-SP)

3 - Corrida eleitoral

O PMDB faz parte de uma aliança mas sabe que, em 2018, quer buscar o seu caminho, que não é com essa aliança

4 - Nada a temer

Eu não sei o que eles querem comigo, mas a porta da minha casa está aberta. Vão a hora que quiser. Eu acordo às 6h. Que não cheguem antes das 6h para não me acordar
  • 15.jul, ao fazer uma provocação à Polícia Federal após ação que vasculhou imóveis de senadores no âmbito da Operação Lava Jato

Ed Ferreira - 16.jul.2015/Folhapress
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, faz um balanço do semestre de trabalhos da Casa
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, faz um balanço do semestre de trabalhos da Casa

5 - Tudo calculado

Todas as decisões regimentais que eu tomei aqui foram confirmadas, até agora, pelo Poder Judiciário. Eu não posso correr um risco em uma decisão que eu possa sofrer contestação e não ganhar

6 - Mais crise vem aí

Quem acha que deputado de folga por duas semanas dá um alívio está enganado. Os deputados vão passar duas semanas nas suas bases eleitorais. O aprofundamento do desemprego vai gerar muita pressão neles, que tendem a voltar mais duros [com o governo]

7 - É mentira

Eu não tenho dificuldade nenhuma de rebater quem quer que seja. Ele está mentindo e o delator tem que provar sua mentira. O ônus da prova é de quem acusa

8 - Vingativos

É tudo vingança do governo. Parece que o Executivo quer jogar a sua crise no Congresso

Ed Ferreira - 17.jul.2015/Folhapress
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anuncia seu rompimento com o governo Dilma Rousseff
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anuncia seu rompimento com o governo Dilma Rousseff

9 - Saí

Estou oficialmente rompido com o governo a partir de hoje

10 - Alopraram

Esse bando de aloprados é que precisa ser investigado
  • 17.jul, na mesma entrevista, ao atacar quem, segundo ele, deveria ser investigado; Cunha não disse a quem se referia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA