quarta-feira, 15 de julho de 2015

Lava Jato apreende dinheiro na casa de condenado do mensalão

As buscas e apreensões realizadas pela mais nova fase da Operação Lava Jato, que fez diligências nas casas de políticos, também cumpriu mandados no escritório do ex-assessor do PP João Claudio Genu, em Brasília.

Foi apreendida grande quantidade de dinheiro em espécie. Um policial presente na ação estima que havia aproximadamente R$ 100 mil no imóvel. Genú é investigado sob a suspeita de distribuir dinheiro do esquema para deputados do PP. Ele era braço direito do falecido deputado federal José Janene (PP), um dos artífices do escândalo na Petrobras.

Genu chegou a ser condenado em 2012 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no processo do mensalão por lavagem de dinheiro, mas recorreu e foi inocentado em 2014.

Na nova fase da Lava Jato, considerada a maior ação já autorizada pelo STF contra políticos, a PF realizou nesta terça (14) buscas em residências e escritórios do senador e ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL) e de outros quatro políticos investigados sob suspeita de envolvimento com o esquema de corrupção descoberto na Petrobras. Ao todo, foram cumpridos 53 mandados de prisão, que dizem respeito a 28 pessoas.

A ação policial representa a primeira ofensiva contra esses políticos desde março, quando o Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de inquéritos sobre 13 senadores e 22 deputados federais acusados por participantes do esquema que se tornaram delatores e passaram a colaborar com as investigações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA