quarta-feira, 15 de julho de 2015

Em dia de operação contra políticos, Dilma e Lula se reúnem com ministros


Depois de cerca de um mês sem se encontrarem pessoalmente, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula se reuniram nesta terça-feira (14) com ministros no Palácio do Alvorada. 



A conversa, que começou na hora do almoço e só terminou após as 16h, reuniu os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Edinho Silva (Comunicação Social) e Jaques Wagner (Defesa). 


O tema foi a nova operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça e que atingiu políticos da base aliada. 

 Na reunião, o ex-presidente disse que o Planalto precisa "governar". "Chega de sermos consumidos por isso [Lava Jato]'', queixou-se, segundo relato de um ministro.

Lula discutiu um plano de ação para sair da defensiva e construir uma agenda positiva para Dilma, que amarga uma das piores reprovações das últimas décadas.

O ex-presidente aconselhou sua sucessora a intensificar viagens pelo país para divulgar ações do governo. Orientação semelhante deverá ser seguida por ministros.

Para Lula, o Planalto não pode querer resolver as contradições do Legislativo e deve centrar suas energias nas ações de governo.

Ele recomendou ainda que o ajuste fiscal seja afrouxado tão logo a economia comece a reagir –algo esperado apenas para o ano que vem.

A crise do governo se agravou após Ricardo Pessoa, dono da UTC, envolver a cúpula do Planalto no esquema da Lava Jato. Em sua delação, disse ter feito doações via caixa dois à campanha de Mercadante ao governo de São Paulo em 2010 e que foi pressionado por Edinho para doar à campanha de Dilma em 2014 –os ministros negam.

Pedro Ladeira 11.jun.15/Folhapress
Lula, Dilma e o presidente do PT, Rui Falcão, no 5º Congresso Nacional do PT
Lula, Dilma e o presidente do PT, Rui Falcão, no 5º Congresso Nacional do PT
  FOLHA
COMENTÁRIO DA BLOGUEIRA




















































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA