sábado, 5 de dezembro de 2015

Atriz, de 72 anos, estava em casa, na Zona Sul do Rio


RIO — Um dos principais nomes da TV e do teatro brasileiros, Marília Pêra morreu na manhã deste sábado, aos 72 anos, em sua casa, na Zona Sul do Rio. Amigos e admiradores lamentam a morte da atriz. 


Amir Haddad, ator e diretor: "Fico tão desolado. Sempre fui apaixonado por Marília desde quando a vi no palco em 'Onde canta o sabiá', dirigida pelo Paulo Afonso Grisolli (em 1966). Nunca mais a tirei da retina. É uma mulher do teatro, poucas são. Ela é necessária. Fico triste pela morte dela, mas ao mesmo tempo é muito forte, muito bom recuperar agora na TV tantos momentos dela honrando o ofício, dando beleza à profissão. Estou perdendo ela, mas também estou ganhando-a para toda a eternidade. Ela é o tipo de pessoa que fica imortal no minuto seguinte em que morre. São tantas imagens que ela deixou no cinema, no teatro, que ela projetou no éter... Ela vai ficar por muito tempo. É uma estrela de verdade, com luz própria".

Ney Latorraca, ator: "Ela representa tudo, minha madrinha de tudo. Certas pessoas são escolas, ela era uma escola de vida, uma profissional que deu um padrão para a nossa maneira de representar e colocou o país em outro departamento. Uma profissional genial. Ela é uma estrela brasileira. Temos grandes, grandes atrizes que estão firmes aí, como a Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, e Marília tinha uma coisa dela. Ela me deu um presente muito grande, foi ela que me chamou para fazer "Irma Vap", ela que me dirigiu. Eu falava com ela todos os dias. Falei com ela na quinta-feira. Ela disse que estava indo comer carne, que tinha acabado de fazer as unhas. A ficha vai demorar a cair. Ela estava ótima ao telefone e me chamou de "garoto". Eu disse: "quando você fala 'garoto' é porque você está bem"".


‘Ela me ensinou sobre o tempo na comédia, disse que comédia é matemática. Isso nunca mais saiu da minha cabeça’
- Marcelo CerradoAtor
 

Bibi Ferreira, atriz e cantora: "Estou muito abalada. Pelo estado de saúde dela, já sabíamos que poderia nos deixar, mas na hora em que isso acontece é muito triste. É muito triste pensar que você não vai mais ver aquela criatura tão alegre em cena, tão maravilhosa, com aquela capacidade de fazer graça e drama. Ela era muito meiga comigo. A última vez em que nos vimos, ela estava sentada no sofá e eu conversava com algumas pessoas longe, a uns três metros. Ela se levantou, me deu um beijo no rosto e voltou novamente para o sofá, onde estava sozinha. O que guardo dela é a grande profissional, uma mulher de fibra, de audácia, com um talento incrível, uma verve cômica muito grande, o que é coisa rara numa mulher. Deixo aqui toda a minha saudade para esse gênio que foi Marília Pêra, minha amiga, colega, um encanto de vida".

Lima Duarte, ator, em depoimento a Globo News: "No momento ápice de cada um de nós, atores, a Marília esteve por perto. Ela foi a melhor atriz-cantora de todas aquelas que se propõem a ser atrizes cantoras".

Marcelo Serrado, ator: "Trabalhamos juntos no teatro. Ela gostava sempre de fazer as cenas. Quando Marília me dirigiu, ela era tão boa que sabia exatamente o que todo mundo deveria fazer. E eu falava para ela: 'Vai, lá, Marília, e faz todos os personagens', de tão boa que ela era. Em 'Último drique', anos atrás, ficamos um mês e meio trabalhando juntos. Tínhamos uma relação de respeito e admiração. Ela me ensinou sobre o tempo na comédia, disse que comédia é matemática. Isso nunca mais saiu da minha cabeça. Estou devastado. Uma perda muito grande para a gente. Tinhamos uma relação muito boa".

Fernanda Torres, atriz: "A Marilia é parte de nós todos, filha do teatro, gênia, estou muito chocada". Ela fazia como se fosse um bordado de ouro".

‘Ela fazia como se fosse um bordado de ouro’
- Irene RavacheAtriz
 

Irene Ravache, atriz, em depoimento a Globo News: "Eu queria falar da Marília, falar dessa imensa atriz que nós temos, e faço questão de falar no presente. Uma atriz incomparável. Ela fazia como se fosse um bordado de ouro. Estudiosa. Sempre com um aprimoramento da sua profissão. Uma profissional incomparável. O talento dela não tem medida. Não acredito que seja uma das maiores atrizes do Brasil, mas do mundo. Nossa convivência começou na década de 1960, nossos filhos têm a mesma idade. Uma mulher muito delicada fisicamente, falava baixinho. E uma comediante como poucas. Eu não perdia 'Pé na cova' e não consigo imaginar outra atriz fazendo este trabalho".

Eva Wilma, atriz, em depoimento a Globo News: "Marília era sempre cheia de humor. Ela deixa um legado não só para toda a classe artística, mas para o público, principalmente, em grande estilo. Não posso deixar de mencionar a disciplina dela. Ela fazia tudo com muito amor, além do grande talento".


‘Onde você estiver, amiga, limpa o caminho para que todos nós possamos dividir com você este espaço’

- Milton GonçalvesAtor
 

Milton Gançalves, ator em depoimento emocionado a Globo News: "Se eu disser que não vou chorar é mentira. Era uma pessoa maravilhosa, contribui de maneira muito positiva para o Brasil. Uma salva de palmas pelo talento, pelo caráter, pela amizade, pelo carinho que ela tinha com os seus companheiros. A simplicidade, a garra e a energia com que ela construía os seus personagens: essa é a Marília Pêra. Ela era muito brincalhona e disciplinada, nunca foi desrespeitosa. É o retratato de nós atores porque nós temos a função de levar ideias, filosofias positivas sem nenhuma arrogância. Ela é o modelo de todos nós. Nós nos conhecemos bem jovens e o que mais falar sobre ela? Onde você estiver, amiga, limpa o caminho para que todos nós possamos dividir com você este espaço".


Jorge Fernando, ator e diretor, em depoimento a Globo News:
"Marília é eterna, única. Eu a dirigi em 'Brega e chique', ela tinha uma luz e uma elegância que fica para sempre. Que você cante muito no espaço, que brilhe, você é muito importante, uma de minhas mestras, pessoas que Deus escolheu para serem especiais. Que sirva de lição para a gente celebrar nossa vida. Ela jorrava talento. Maravilhosa, irônica".

Cacá Diegues, diretor, em depoimento a Globo News: "Marília Pera é o óbvio que todo mundo sabe. Uma mestra. Trabalhei com ela em 'Dias melhores virão' (1989) e 'Tieta do Agreste' (1996). Tive uma experiência com uma pessoa que tinha amor pelo ofício. Não era atriz por acaso, não só se preparava como amava o que fazia. Sempre ajudava os companheiros de cena no sentido do respeito, admiração. Marília era uma atriz multiforme, com capacidade de tudo. Existem poucas atrizes que sejam tão capazes de fazer coisas com amor como ela. Levava tudo extremamente a sério com amor e exigência. Queria que tudo saísse da melhor maneira possível".


‘A Marília tinha muita influência na chanchada, com uma sofisticação que os próprios criadores não tinham’

- Artur XexéoColunista do GLOBO
 

Nicette Bruno, atriz, em depoimento a Globo News: "O Brasil está muito triste porque perde uma estrela da maior grandeza, Marilia desde muito jovem demonstrou talento incrível. Conheci quando menina porque trabalhei com a avó e a mãe dela. O país perde uma grande estrela que tínhamos e continuaremos a ter. Ela vai ser muito recebida no plano espiritual. Cumpriu lindamente sua passagem terrena".

Artur Xexéo, colunista do GLOBO, em depoimento a Globo News: "Ela tinha uma ironia com o texto que nenhuma outra atriz tinha, isso apareceu muito em 'Brega e chique'. Outro papel marcante foi a novela 'O cafona', com Francisco Cuoco, em que ela fazia uma secretária cafona mascando chiclete. A Marília tinha muita influência na chanchada, com uma sofisticação que os próprios criadores não tinham. Ela era uma das maiores atrizes e o mundo percebeu isso com o filme 'Pixote, a lei do mais fraco'".


‘Estamos órfãos da nossa mãe do teatro, da mulher que fez tantos e espetaculares personagens’
- Cláudia RaiaAtriz

Cláudia Raia, atriz em depoimento a Globo News: "Estamos órfãos da nossa mãe do teatro, da mulher que fez tantos e espetaculares personagens. Ela era muitíssimo respeitosa comigo, assistia a todos os meus espetáculos. No último momento que estivemos juntas, há duas semanas, ela queria ver o 'Raia 30', mas estava impossibilitada numa cadeira de rodas. Eu disse que apagaria todas as luzes e colocaria só ela no teatro para ver o espetáculo. Na semana passada, mandei um torpedo dizendo o quanto o talento dela nos emocionava depois que vi uma cena de 'Pé na Cova'. Eu estou dilacerada. Tudo o que fiz em musical foi baseado no trabalho dela".

Eduardo Paes, prefeito do Rio, em nota: "O Rio de Janeiro perdeu hoje um dos seus maiores talentos artísticos e eu, uma grande amiga. Marília Pêra era uma das grandes damas da arte brasileira, uma artista completa. Uma carioca que sempre brilhou nos palcos e nas telas do cinema e da televisão. O Rio de Janeiro tem orgulho dessa estrela. Hoje, todos os aplausos são para ela. Seus personagens estarão marcados para sempre em nossas mentes. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs"



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/amigos-admiradores-lamentam-morte-de-marilia-pera-18228398#ixzz3tTfakXwk
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA