quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Lava Jato prende ex-vereador do PT e investiga contratos do Planejamento

Petrolão
DE BRASÍLIA
DE CURITIBA
DE SÃO PAULO

13/08/2015 08h49 - Atualizado às 09h09

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (13) um mandado de prisão e outros 10 de busca e apreensão em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Curitiba em mais uma etapa da Operação Lava Jato.

Batizada de Pixuleco 2, a 18ª fase mira um operador responsável por arrecadar ilicitamente R$ 50 milhões em contratos relacionados ao Ministério do Planejamento, identificado a partir da deflagração da fase anterior.

A participação dele, segundo a PF, foi confirmada com o recebimento de valores por meio de empresas de fachada e pagamentos realizados por ordem deste operador.

O alvo do mandado de prisão é um advogado e ex-vereador do PT em Americana (SP) Alexandre Romano. Ele já foi detido e deverá ser levado à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, quartel-general da Lava Jato.

Um dos mandados de busca e apreensão atinge a empresa JD2 Consultoria, no Setor Hoteleiro, em Brasília.


PIXULECO

Na última fase da operação, chamada de Pixuleco –a forma como, segundo a PF, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto referia-se a propina– foi preso o ex-ministro José Dirceu. Para os investigadores, Dirceu é um dos responsáveis por criar o esquema de corrupção na Petrobras quando era ministro da Casa Civil, no primeiro governo Lula, e teve papel de comando nesse esquema.

Na mesma operação foram detidos Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de José Dirceu e sócio dele na JD Consultoria, Roberto Marques, ex-assessor do petista, o lobista Fernando Moura, o irmão dele, Olavo de Moura, o empresário Pablo Kipersmit e o engenheiro da Petrobras Celso Araripe, que atuou como gerente de empreendimento da sede da estatal em Vitória, no Espírito Santo. 


SIlva, Marques e Kipersmit foram soltos nesta quarta (12).


Os dois primeiros são investigados sob suspeita de terem feito transações com fornecedores da Petrobras em benefício do ex-ministro da Casa Civil.

Kipersmit, por sua vez, é apontado como responsável por um contrato de fachada para repasse de dinheiro ao PT e a seu ex-tesoureiro João Vaccari Neto, por meio do operador Milton Pascowitch (atualmente, delator da Lava Jato).

Todos negam irregularidades.

Marques e Olavo de Moura também já foram soltos

(GABRIEL MASCARENHAS, NATUZA NERY, ESTELITA HASS CARAZZAI E PAULO MUZZOLON) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA