segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Intenção de receber propina influencia projetos públicos, afirma juiz Moro


Petrolão Danilo Verpa/Folhapress
O juiz federal Sergio Moro, da Operação Lava Jato, durante evento em São Paulo
O juiz federal Sergio Moro, da Operação Lava Jato, durante evento em São Paulo

31/08/2015 13h16
A intenção de receber propinas influencia as decisões de gestores públicos ainda na fase de projetos nos países em que há corrupção em larga escala, afirmou o juiz federal Sergio Moro.

Responsável pela Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras, ele participou de um evento para empresários nesta segunda-feira, em São Paulo.

Moro citou como exemplo de obra com indício desse tipo de influência a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que tinha orçamento inicial de US$ 2 bilhões, mas já passou de US$ 18 bilhões.

O juiz foi aplaudido de pé ao entrar no auditório do evento promovido pela revista Exame e ao encerrar sua exposição, que durou cerca de uma hora.

Ao falar sobre os custos da corrupção para o país, Moro ressaltou também que os acertos ilícitos entre empresários e funcionários públicos prejudicam a efetiva concorrência entre as empresas e a redução de gastos para administração em licitações.

O juiz ainda citou como custo da corrupção em larga escala a perda de confiança de investidores e da sociedade nas instituições, o que também prejudica o ambiente econômico.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA