quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Não tem uma "viva alma" mais honesta do que eu neste país, diz Lula


SÃO PAULO  - 
20/01/2016 às 12h50
Em entrevista a blogueiros nesta quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está “tranquilo” em relação às investigações da Operação Lava-Jato da Polícia Federal e que não há no país “viva alma” mais honesta do que ele. Em referência à mãe, Lula disse que aprendeu com uma “mulher analfabeta” que todo mundo tem “direito a andar de cabeça erguida se for uma pessoa de bem”.

“Eu duvido que neste país tenha um promotor, um delegado, empresário amigo ou não amigo que tenha coragem de afirmar que eu tenha me envolvido em qualquer coisa ilícita”, disse o ex-presidente na sede do Instituto Lula, em São Paulo. “Estou tranquilo. Tem processo político. O PT tem que tomar cuidado, porque está sendo criminalizado. E tem que reagir”.

Em relação à Lava-Jato, Lula disse que há uma pressão para que delatores citem seu nome. “Já vi artigos, televisão, colunista escrevendo. Na delação premiada, o grande prêmio é falar do Lula. Se não falar, não vale”, disse.

Segundo o ex-presidente, há uma tese de que havia uma “quadrilha para roubar a Petrobras” e que, pela teoria do domínio do fato, ele teria conhecimento das irregularidades. Lula disse que as pessoas envolvidas nos desvios são “funcionários de carreira com mais de 30 anos” na empresa e que a Polícia Federal e o Ministério Público também não sabiam dos problemas.

“A Polícia Federal e o Ministério Público vieram descobrir a corrupção depois que um bandido que o Moro [Sergio Moro, juiz federal responsável pela Lava-Jato no Paraná] já tinha soltado começou a fazer delação contando coisas na Petrobras”, afirmou, em citação indireta ao doleiro Alberto Yousseff.

Lula também elogiou o manifesto de cerca de 100 advogados, entre eles defensores de investigados na Lava-Jato, contestando procedimentos judiciais da operação. Segundo o ex-presidente, o manifesto, divulgado na sexta-feira, é “pertinente e atualizado”. “A sociedade tem que acordar e pedir mais democracia. No Brasil, neste momento, nem habeas corpus estão conseguindo. Está mais difícil que no regime militar”, afirmou.

PT não acabou e Haddad vence em SP

Lula afirmou que “vai participar ativamente do processo eleitoral” neste ano e que acredita na reeleição do prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad.

“Vou dar palpite, vou falar mais, vou conversar mais com companheiro, vou ajudar o meu partido a ganhar as eleições. Tem gente que acha que o PT acabou. Estou convencido de que o Haddad será reeleito em São Paulo. Vamos esperar a eleição para sabe o que vai acontecer”, disse o ex-presidente.

Em relação ao governo Dilma Rousseff, Lula disse que “quem elege o sucessor tem a obrigação de ajudar o governo nos bons e nos maus momentos”, caso contrário, “não é parceiro”.

"Companheiros"

Depois dos escândalos do mensalão e do petrolão, Lula afirmou que o PT “enveredou por um caminho equivocado”. No entanto, Lula disse que é preciso ter “muita solidariedade” com os petistas que erraram e que o partido não pode abandoná-los.

“É preciso ter muita solidariedade. Não é porque cometeu erro que temos que ajudar a execrar. Tem que ajudar a consertar o erro. Que tudo isso sirva de lição ao PT”, afirmou..

Aos blogueiros, o ex-presidente afirmou que o PT não pode abandonar os petistas que são acusados de desvios. “Se tem companheiro que comete erro, vamos colocá-lo de lado e chamar outros. O PT saberá fazer justiça respeitando seus companheiros, mas temos que defendê-los. Quando for acusado, até que provem o contrário, tem que estar do lado do meu companheiro. Que história é essa de cair na água e deixar morrer afogado? Tem que ajudar”, disse.

Na entrevista, Lula defendeu os ex-presidentes do PT José Dirceu e José Genoino, condenados durante o julgamento do mensalão. “O PT aprendeu grande lição. Está sofrendo. O companheiro Dirceu pode ter cometido erro, mas temos que saber que ele foi responsável pelo crescimento desse partido”, afirmou, fazendo elogio em seguida a Genoino quando foi presidente do PT.

“Espero que os companheiros sejam julgados, respeitados nos seus direitos humanos, que seja feito com lisura, isenção e que o PT siga sua vida”.

O ex-presidente disse ficar “ofendido” quando atacam o PT porque o partido representa “milhões de pessoas”. “Vou desistir porque algum companheiro cometeu erro? As pessoas sabem quem comete erro político. É que o PT nunca caiu no agrado. Por isso o PT tem que ser mais responsável, por isso tem que ser diferente. Não quero santo, mas quero que não permitam que os adversários façam o que fazem conosco. Por isso tem que ser mais correto”, disse.

Lula afirmou ainda que o PT vai “ressurgir das cinzas muito mais forte”, como fênix. “Já acharam que eu estava acabado há tanto tempo... Eu gosto de uma briga, sobretudo quando tentam me ofender e ofender as coisas que acredito”. 



Um comentário:

  1. Eu sempre pensei que a esse filho da puta faltasse só um dedo! Agora vejo que faltam-lhe também vergonha na cara, pudor e milhares de neurônios

    ResponderExcluir

POLÍTICA E ECONOMIA