quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

PT espera reunir 30 mil na Esplanada para posse



O PT espera cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para acompanhar a posse presidencial. 
 



Telões transmitirão as solenidades, que devem começar às 14h45. Ao longo do dia, shows de artistas brasilienses e da cantora Alcione irão entreter os presentes. 


De acordo com o PT, cerca de 500 ônibus de todo o país chegarão à capital. Para diminuir os custos com alojamento e alimentação, a maioria só chegará na madrugada ou manhã desta quinta-feira.


O partido alugou um ginásio e um pavilhão de exposições no centro de Brasília para acomodar os viajantes.

Toda a cerimônia de posse segue trâmites estabelecidos em lei. O início do evento acontece na Catedral Metropolitana de Brasília, localizada no fim do gramado da Esplanada dos Ministérios.

De lá, Dilma seguirá em desfile em carro aberto, o famoso Rolls-Royce, até o Congresso Nacional. 


Um grupo estimado de 30 chefes ou vice-chefes de Estado deve desembarcar em Brasília para participar da cerimônia de posse. 


Entre eles, estão o norte-americano Joe Biden, vice de Barack Obama, o vice-presidente da China, Li Yuanchao e o primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven. 


A presença em peso de líderes latino-americanos também é esperada –presidentes do Uruguai, Venezuela, Chile e Paraguai, por exemplo, confirmaram a ida a Brasília. Por motivos de saúde, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, comunicou que não poderá comparecer. 


O número previsto até o momento supera o de 2011 (23). Ao todo, são esperadas 70 missões estrangeiras –foram convidados ainda os representantes de entidades como OMC (Organização Mundial do Comércio) e Unasul. 


A recepção aos mandatários deve ocorrer no Palácio do Planalto, após Dilma ser empossada no Congresso Nacional. É lá que ela faz o primeiro discurso. 


Ao contrário de Lula em 2007, quando o então presidente reeleito já estava com a faixa presidencial ao subir a rampa do Planalto, Dilma deverá receber o adereço do cerimonial do Palácio. 


Dilma terá encontros bilaterais fechados com o vice-presidente norte-americano e com a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

Editoria de arte/Folhapress


FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA