sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

'Como explicar por que uma piada é respondida com assassinatos?'

O atentado me pegou de férias na Europa. Vim com minha mulher apresentar o velho mundo aos nossos filhos João e Antonio, 13 e 11 anos, e começamos na terça-feira (6), por Paris. Conversávamos sobre a Idade Média e um dos assuntos que lhes chamava a atenção era justamente a Inquisição e a perseguição sofrida por artistas e cientistas. 

Saímos do Louvre e nos deparamos com a notícia. Em pleno século 21, humoristas foram fuzilados por trabalharem numa publicação que preza a liberdade e faz piada com qualquer assunto. 

Como explicar aos garotos por que uma piada, ainda que audaciosa, é respondida com brutais assassinatos? Ficaram assustados, sobretudo pelo fato de o pai deles ser também humorista. 

Nas ruas, milhares de pessoas indignadas com o atentado portavam cartazes, exemplares do jornal Charlie Hebdo e velas. 

Manifestantes puxavam palavras de ordem, respondidas pela multidão: "On a pas peur!" (Não temos medo), "Liberté d'expression!" (Liberdade de expressão), "Liberté de crayon!" (Liberdade para o lápis). 

A noite da quarta-feira (7) teve muitas sirenes de polícia. No dia seguinte, a rotina foi retomada, mas as vítimas eram lembradas em cartazes espalhados pela cidade: "Nous sommes tous Charlie" (Somos todos Charlie). 

Muita gente, eu inclusive, correu às bancas, mas o Charlie Hebdo estava esgotado. 

Aos humoristas do mundo inteiro fica a dúvida: até quando vamos literalmente morrer de rir? 

HELIO DE LA PEÑA é humorista e um dos fundadores do grupo Casseta & Planeta.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA