sábado, 24 de janeiro de 2015

Exclusivo: Bendine deve assumir o BNDES


O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, deve ir para o lugar de Luciano Coutinho. Convite já foi feito pela presidente Dilma Rousseff 

23/01/2015 15:41

Bendine deixa o Banco do Brasil para ser o presidente do BNDES
Bendine deixa o Banco do Brasil para ser o presidente do BNDES ( foto: JOÃO CASTELLANO / AG. ISTOE)
 
Está praticamente acertada a ida do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O convite já foi feito pela presidente Dilma Rousseff e foi aceito por Bendine, segundo fontes ouvidas pela DINHEIRO. Bendine irá para o lugar de pernambucano Luciano Coutinho, que está à frente do BNDES desde 2007.

Bendine, chamado de Dida por seus funcionários, assumiu o Banco do Brasil, em 2009, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em sua gestão foi responsável implementar uma política de crédito no período em que os bancos privados fechavam suas torneiras, no auge da crise financeira global.

Essa estratégia, além de ser fundamental para que o País atravessase a crise de forma mais rápida, ajudou ao maior banco do Brasil a ganhar mercado.

O executivo é natural de Paraguaçu Paulista, município do interior de São Paulo e fez carreira no Banco do Brasil, que entrou as 15 anos, como estagiário.

Em 1982, foi efetivado como concursado. Desde então, ele passou por diversas áreas do BB antes de ser convocado por Lula para assumir a presidência. Seu último cargo, antes do topo, foi a vice-presidência de varejo.

Nos últimos anos, para aproximar mais o banco do mercado e afastá-lo das pressões políticas que sempre cercam as estatais, passou a dividir sua semana entre a sede, em Brasília, e o escritório do BB, na avenida Paulista, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA