sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Brasif diz que FHC 'não teve participação' na contratação de ex-amante


mônica bergamo A Brasif S.A. Exportação e Importação confirma oficialmente que contratou a jornalista Mirian Dutra em 2002 "para realizar pesquisas sobre preços em lojas e free shops na Europa".



Reportagem publicada pela Folha, nesta quinta-feira (18), revela que Mirian Dutra, com quem FHC manteve um relacionamento nos anos 1980 e 1990, firmou contrato fictício com a Brasif para receber dinheiro no exterior do ex-presidente. O objetivo, segundo ela, era pagar despesas do filho Tomás Dutra Schmidt. 

A jornalista diz que "jamais pisou" em uma loja convencional ou em um duty free para trabalhar.

A Brasif, no entanto, diz que "o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não teve qualquer participação nessa contratação, tampouco fez qualquer depósito na Eurotrade ou em outra empresa da Brasif".

Mirian Dutra sustenta que, numa conversa, dois anos depois da vigência do contrato, Fernando Henrique revelou que o dinheiro enviado pela Brasif era, na verdade, dele, e não da empresa.

"Ele me contou que depositou US$ 100 mil na conta da Brasif no exterior, para a empresa fazer o contrato e ir me pagando por mês, como um contrato normal. O dinheiro não saiu dos cofres da Brasif e sim do bolso do FHC", diz.

A empresa confirma também, como revelou Mirian, que o acordo para a sua contratação foi mediado pelo jornalista e lobista Fernando Lemos, que era casado com Margrit Dutra Schmidt, irmã de Mirian.

Lemos, morto em 2012, e Margrit, que hoje trabalha no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP), faziam a ponte entre a jornalista e Fernando Henrique, então presidente, que não tinha como manter contato frequente com Mirian.

*

Leia a íntegra do comunicado abaixo:

"COMUNICADO BRASIF

1. A Eurotrade Ltd., plataforma logística internacional das operações da Brasif Duty Free Shop Ltda., contratou, em dezembro de 2002, a jornalista Miriam Dutra para realizar pesquisas sobre os preços em lojas e free shops na Europa;

2. O jornalista Fernando Lemos, cunhado da jornalista Miriam Dutra, indicou-a para tal contratação;

3. O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso não teve qualquer participação nessa contratação, tampouco fez qualquer depósito na Eurotrade ou em outra empresa da Brasif.

4. A Eurotrade Ltd. e a Brasif Duty Free Shop Ltda. foram vendidas em 2006.

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2016."


FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA