sábado, 21 de maio de 2016

Após polêmicas, Temer decide recriar o Ministério da Cultura

Isabela Bonfim - O Estado de S. Paulo

- Atualizado: 21 Maio 2016 | 18h 37

Pressionado por protestos da classe artística, presidente em exercício desiste de fusão entre Educação e Cultura


BRASÍLIA - Depois de diversas críticas, o presidente em exercício Michel Temer decidiu voltar atrás e manter o Ministério da Cultura. O ministro da pasta será Marcelo Calero que, na última quarta-feira, 18, foi anunciado como secretário nacional da Cultura. 


O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Desta forma, a Cultura deixa de ser uma secretaria subordinada ao Ministério da Educação.


"Conversei com o presidente Temer sobre a decisão de recriar o Ministério da Cultura. O compromisso do presidente com a Cultura é pleno. A decisão de recriar o Minc é um gesto do presidente Temer no sentido de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira", escreveu Mendonça no microblog Twitter. 

O presidente em exercício Michel Temer
O presidente em exercício Michel Temer
A decisão de fundir as pastas de Educação e Cultura foi tomada com base no princípio adotado por Temer de reduzir o número de ministérios quando assumiu interinamente o governo. A decisão sofreu diversas críticas da opinião pública e artistas. Diante dos protestos de parte dos artistas e de servidores do Ministério da Cultura, Temer já havia anunciado que, mesmo como secretaria, a estrutura da pasta seria mantida.


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também sugeriu que o Ministério fosse recriado e se comprometeu ele mesmo com a tarefa, por meio de uma emenda no Congresso Nacional.





3 comentários:

  1. Eles têm o palco, a luz da ribalta e o microfone, enfim, a mídia manipuladora e alienadora da opinião pública, agora, em simbiose com a política(gem). Nós, aposentados e trabalhadores ainda teremos o cabo da enxada, enfim, os calos nos lombos para carregar esse fardo? Do campo ao entorno dos palácios, do glamour das noites parisienses ao tacanho, do caviar ao virado de feijão, será sempre assim? Esse governo interino e efêmero não se manterá através das medidas "politicamente corretas". Não sou petista e, sim, apartidário, e aposto, se esse troca-troca entre esquerda da quarentena e da direita a lá tupiniquim, vai enganar o povo contemporâneo, mais informado, politizado e conectados às redes sociais. Apostam na reforma da Previdência Social para amputar direitos, restabelecem Ministérios de sinecuras, enfim, o mesmo modo operandi para manter o status quo social: mortes nos corredores dos hospitais x tilintar das taças de cristais transbordando champanhes francesas.

    ResponderExcluir
  2. Ganhamos a primeira batalha. O adversário demonstra fraqueza. Vamos continuar a guerra até a vitória final. #ForaTemerGolpista
    14: 39 - 21 maio 2016
    Declaração de José de Abreu (da cusparada)
    fonte:http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2016/05/21/vitoria-dizem-artistas-sobre-volta-do-ministerio-da-cultura.htm

    ResponderExcluir
  3. Há controvérsia... não vejo nenhuma uma "vitória", muito pelo contrário! O que os artistas precisam introjetar em suas mentes "brilhantes"é que a mamata ACABOU!!!

    ResponderExcluir

POLÍTICA E ECONOMIA