terça-feira, 24 de maio de 2016

Eike Batista encontra Sergio Moro

POR Malu Gaspar
FOTO: ALAN MARQUES_FOLHAPRESS
 
A mulher do publicitário João Santana, Monica Moura, prometeu contar em delação premiada aos procuradores da Lava Jato tudo sobre pagamentos recebidos de Eike Batista no exterior. Se contar mesmo tudo o que sabe, conforme noticiou ontem o jornal O Globo, em breve os processos da 13a Vara Federal de Curitiba registrarão a seguinte história:

Corria o mês de abril de 2013 quando um gerente do império X, então vivendo o preâmbulo de sua derrocada final, foi chamado a uma salinha de reuniões. Seu chefe tinha uma missão para ele, que lhe fora delegada por Flávio Godinho, homem de confiança e sócio de Eike em várias empresas – incluindo offshores. A tarefa consistia em receber uma mulher que viria entregar uns papéis com indicações para que Eike fizesse um depósito no exterior. Quando perguntou que depósito seria aquele, seu chefe respondeu:  “É dinheiro para o Lula”. O rapaz tremeu. Tentou se esquivar da tarefa, com medo do segredo que estava prestes a conhecer. Mas não teve chance. Ouviu do chefe que não precisava se preocupar, pois a tarefa não envolveria nada demais. Era só receber a mulher e pegar os papéis que ela tinha lhe a entregar. Flávio Godinho cuidaria do resto.

Assim foi feito. Em pouco tempo a mulher se fez anunciar na portaria da sede do grupo X, no edifício Serrador, no centro do Rio. Tratava-se da própria Monica Moura, acompanhada da filha, Alice. Simpática, estendeu seu cartão de visitas. Em seguida, entregou um envelope branco ao executivo. Continha um contrato, que ele de propósito não abriu. Ela disse: “Olha, a conta é a Shellbill, você sabe né?”. Não sabia, mas a Shellbill Finance S.A. é a offshore panamenha que Monica e João Santana controlam, e que recebeu 7,5 milhões de reais da Odebrecht e do operador de propinas Zwi Skornicki. Foram descobertas da Lava Jato.

Monica e o gerente do grupo X falaram mais algumas amenidades e despediram-se. Os papéis chegaram até Eike, que ordenou a transferência de algo próximo a 1,5 milhão de dólares para a conta indicada pela mulher de João Santana. O depósito deveria sair de uma das contas usadas pelo bilionário para esse tipo de pagamento, em um banquinho do Panamá, pouco conhecido, mas bastante atuante com clientes brasileiros: o TAG Bank, de um ex-sócio do BTG Pactual, Eduardo Plass. Batizadas de Golden Rock e Blue Diamond, as contas eram bastante familiares aos executivos do grupo X.

No ano passado, o Ministério Público chegou a pedir ao TAG Bank a abertura do sigilo dessas contas em uma investigação que tinha como alvo o ex-governador Sérgio Cabral. Na ocasião, as contas foram bloqueadas – e o entorno de Eike, enrolado em processos movidos pelo próprio Ministério Público e por acionistas minoritários do grupo X, ficou em polvorosa. Vários ex-executivos foram chamados para discutir com o ex-bilionário versões possíveis para justificar eventuais pagamentos ilícitos.

Durante os anos de ouro da economia brasileira, Eike Batista personificou o sucesso do Brasil na arena econômica mundial. Como tudo que cercou o boom brasileiro, ao lado glamoroso correspondia um outro, lamacento, formado por alianças inconfessáveis em nome de interesses idem. O bilionário fez de tudo para ser incluído no cartel de empreiteiras que dominava a Petrobras, mas foi vetado por Marcelo Odebrecht, com quem havia tido desavenças por causa de contratos de prestação de serviços ao grupo X. Em agosto de 2012, finalmente obteve dois contratos para o seu estaleiro, o OSX, em um consórcio com a Mendes Júnior. Até agora, porém, Eike parecia observar de fora o lodaçal revolvido pela Lava Jato. Ao que tudo indica, isso mudou. Ele está prestes a ser arrastado para dentro do pântano – pelas mãos da mulher de João Santana.

O advogado de Eike Batista, Raphael Mattos, disse à piauí que seu cliente não comentaria o assunto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA