quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ex-ministro da Fazenda Guido Mantega é preso na nova fase da operação Lava-Jato, batizada de Arquivo x. PF cumpre mandados em 5 estados e no DF.

22/09/2016 08h49 - Atualizado em 22/09/2016 08h55

Ex-ministro da Fazenda Guido Mantega é preso na nova fase da operação Lava-Jato, batizada de Arquivo x. PF cumpre mandados em 5 estados e no DF.



O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi preso na nova fase da operação Lava-Jato, batizada de Arquivo x e deflagrada na madrugada desta quinta-feira (22). Agentes da Polícia Federal estão nas ruas em cinco estados e no Distrito Federal.


Guido Mantega foi um dos principais nomes do primeiro governo de Dilma Rousseff. Ele assumiu o Ministério da Fazenda ainda no governo Lula, no lugar de Antônio Pallocci, e só deixou o cargo no fim de 2014.

Segundo a repórter Andréia Sadi, um dos integrantes da campanha de Dilma em 2014 disse que Guido Mantega era um dos responsáveis na campanha de 2014 por apresentar os empresários para o então tesoureiro da campanha, Edinho Silva, que depois veio a ser ministro da Secretaria de Comunicação Social. “Além de 2014, Mantega também fez esse papel de interlocução com os empresários na campanha de Dilma em 2010 e ajudava na interlocução com os empresários com João Vaccari Neto, que está preso em Curitiba. Além do ex-ministro, o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, deve ser citado na delação da Odebrecht, que ainda está sendo negociada”, diz Sadi,

Andréia Sadi acrescenta que a prisão de Mantega deve ter desdobramentos graves para o PT, neste momento em que o partido tenta se recompor e reconstruir a sua base e a sua imagem:
“Essa prisão de Mantega acontece num momento em que o PT sofreu um baque essa semana com a aceitação da denúncia de Lula pelo juiz Sérgio Moro e na véspera da eleição municipal. O PT já está desgastado em várias cidades. São Paulo é onde mais deve ter desdobramentos.

Toda tentativa da cúpula do PT de virar a página fica comprometida”, destaca Sadi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA