sexta-feira, 23 de maio de 2014

ÚLTIMA CHAMADA PARA AS ELEIÇÕES DA PREVI 2014




Meus camaradas aposentados da PREVI, conforme resultado das parciais de votação é nitidamente visível o descaso e o abandono dos aposentados às urnas desta eleição tão importante que decide os rumos do nosso Fundo de Pensão.

Por oportuno, eis que aqui vai este último apelo para sensibilizar todos aqueles que ainda não votaram, especialmente os avós, que ainda não o fizeram, que o façam.

Por sua atenção, obrigada.

12 comentários:

  1. Garoto esperto esse João Paulo!
    Só por isso eu vou votar na Chapa 1,
    a Chapa da avó dele.

    Valeu garoto, precisamos cuidar da PREVI.

    ResponderExcluir
  2. SINCERAMENTE??? Este garoto me fez arrepender amargamente de ter votado em uma outra chapa. Enfim... com pesar, deixo apenas o meu arrependimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados Senhores da Chapa 1 – ÉTICA E TRANSPARÊNCIA,


      Em vista do tom acusatório de seu e-mail abaixo onde, segundo os seus responsáveis, “é nitidamente visível o descaso e o abandono dos aposentado às urnas desta eleição tão importante .....”, gostaria de colocar o seguinte:

      Descaso é a maneira como são tratados os aposentados durante os intervalos das eleições. Durante este período, nenhum candidato (eleito ou não) se dirige a nós para apresentar o resultado de seus trabalhos, dar-se a conhecer... Os aposentados, justamente por serem aposentados, são ignorados e esquecidos. Afinal, não frequentam as agências como os colegas da ativa. 99% dos funcionários dos quadros do banco são completamente desconhecidos de todos nós e sequer sabem que somos funcionários aposentados, embora tenhamos ingressado e labutado no Banco do Brasil e contribuído para a Previ quando a maioria ainda não tinha nascido ou ainda usavam fraldas. Isto, sim, é descaso e abandono. Mesmo assim, não nos queixamos, até porque não sabemos a quem podemos nos dirigir. Realizadas as eleições, tudo volta ao anonimato de antes, com o recebimento das inevitaveis e impessoais cartinhas da Previ, os boletins. Para quem mora no interior, a situação ainda é mais grave. A falta de contato com os dirigentes da Previ é pior ainda. Com os candidatos derrotados nem se pode mencionar ...

      Outro fato relevante e que deixa o aposentado inseguro para votar, é o clima lacerdista que permeia as campanhas, que misturam agressividade, calúnias e difamações de toda a espécie, numa troca mútua de acusações. Assim, aos olhos dos aposentados, todos se nos afiguram suspeitos e desmerecedores de nossos votos e confiança. Consideramos, isto sim, que as eleições da Previ, com nossos votos, servem apenas para legitimar uma diretoria composta de pessoas de quem apenas ouvimos falar, de reputação duvidosa (levada a público pela troca de acusações), e que não conhecemos.

      Diante do que ora exponho, repudio o teor de seu e-mail. Se querem, como diz o nome de sua chapa, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA, comecem dando-se a conhecer antes, durante e depois das eleições. Não sou procurador dos aposentados mas estou certo de que muitos pensam como eu, daí a apatia que chamou suas atenções. Queremos ÉTICA E TRANSPARÊNCIA mas não somente nas propostas dos candidatos em época de eleições.

      A propósito: Não nos falta sensibilidade. Sobra-nos preocupação, e muita, com o destino de nosso Fundo de Previdência e, principalmente, com pessoas legitimamente engajadas a defender a PREVI e nossos interesses, com sinceridade.

      Atenciosamente,

      FRANCISCO LUCIANO CAVALCANTE DE BARROS LEAL
      69 anos, 49 anos de contribuição para a Previ,
      Maringá-PR.

      Excluir
  3. Tá vendo só Leopoldina, seu neto está conseguindo atingir a suscetibilidade do vovó Fco Luciano. Ele se melindrou mas acabou por confessar a sua própria alienação e a de muitos outros aposentados que além de não votarem " embora tenhamos ingressado e labutado no Banco do Brasil e contribuído para a Previ quando a maioria ainda não tinha nascido " ao invés de cobrar da PREVI e BB o porque de serem marginalizados ELE VEM COBRAR DE UMA CHAPA que está lutando para expulsar estes GAFANHOTOS do nosso Fundo de Pensão.

    Desculpe Sr. Francisco, mas sua revolta só vem corroborar com o " tom acusatório de seu e-mail ". Aceite que os aposentados não DECIDEM as eleições por que não se interessam, NÃO COBRAM e NÃO VOTAM e assim vão deixando que a nossa PREVI continue em mãos erradas. Falei alguma mentira? Se falei pode me DESMENTIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém se melindrou, está revoltado ou coisa parecida. Sua resposta, em tom de deboche, é típica de quem não tem argumentos. Minhas colocações são legítimas e se você, para defender a chapa de sua preferência ou de que faz parte procura desqualificar os outros, mostra apenas que você é um moleque que não aceita o processo democrático. E, para isso, se utiliza de armas como as que foram utilizadas durante a campanha: procurar desqualificar os adversários. Amadureça, rapaz. Conheço a Previ e o processo eleitoral possivelmente muito antes que você. E, como não pretendo polemizar com um irresponsável, deixo os demais eventuais ataques sem resposta.
      FRANCISCO LUCIANO.

      Excluir
    2. Sr. Francisco Luciano,

      Por favor, acalme-se.

      Entendo suas razões e as respeito, tanto que já passei para os coordenares da nossa campanha os seus comentários, tanto nos comentário deste jornal como no nosso formulário.

      Não tome isso como ofensa, mas a grande verdade é que a abstenção de voto por parte dos aposentados é gritante, porém, não podemos generalizar. Não veja como ataque a resposta do colega anônimo, posto que é anônimo, enquanto que a sua é legítima. Este blog é democrático e todo mundo pode fazer suas colocações. No entanto, uma das nossas exigências é que não venham acompanhas de injúrias, calúnias e difamação.

      Senhor Francisco Luciano, apenas para esclarecê-lo em um ponto: a Chapa 1 - ÉTICA E TRANSPARÊNCIA, não faz parte do HORA NENHUMA " Do clima lacerdista que permeia as campanhas, que misturam agressividade, calúnias e difamações de toda a espécie, numa troca mútua de acusações." Estas práticas estão, tão somente, entre as chapa 2, 3 e 4.

      Gostaria de que, se possível, o colega nos enviasse o seu email para que possamos informá-lo melhor. Se preferir pode nos contatar pelo email: leopoldinaconta@gmail.com, pelo que ficaria mui agradecida por merecer sua atenção.

      Excluir
    3. Caro Colega Francisco Luciano,

      Infelizmente o panorama que retrata com fidelidade a ausência dos colegas aposentados às urnas nas Eleições PREVI e CASSI, é absurdamente claro. Lamentamos e pedimos desculpas se não fomos hábeis em resguardar as raras e honrosas excessões. Porém, as eleições terminam já na próxima quarta-feira (28/5) e perceba o preocupante quadro abaixo:

      TOTAL de votantes no BRASIL: 197.758
      Até sexta-feira (23-5-2014) às 17h só haviam votado 88.360 (47%)

      TOTAL de votantes no Estado do Rio de Janeiro: 23.320
      Até sexta-feira (23-5-2014) às 17h só haviam votado 7.956 (34,1%)

      TOTAL de Aposentados e Pensionistas no Estado do Rio de Janeiro:15.326
      Até sexta-feira (23-5-2014) às 17h NÃO HAVIAM VOTADO 12.728 (83%)

      TOTAL de Ativos no Estado do Rio de Janeiro:7.956
      Até sexta-feira (23-5-2014) às 17h NÃO HAVIAM VOTADO 2.636 (33%)

      Nos demais Estados o desinteresse e abstenção também é grande, principalmente, por parte dos aposentados e pensionistas.

      A PREVI PRECISA DE UM NOVO OLHAR!
      PRECISAMOS PARTICIPAR.

      NÃO SE ILUDAM, se não forem adotadas medidas corretivas e imediatas na PREVI vamos ver e sentir, no médio e longo prazos, as nossas aposentadorias minguarem ainda mais e, quiçá, destruídas. A nossa luta é pela perenidade dos nossos benefícios.

      Acesse:
      www.eticaetransparencia.com.br

      Para ler nosso PROGRAMA e conhecer nossas PROPOSTAS.

      Atenciosamente,

      Equipe Eleições Previ 2014 Chapa 1
      ÉTICA E TRANSPARÊNCIA

      Excluir
    4. Prezada Sra. Leopoldina Corrêa,

      Perdoe-me por voltar ao assunto, mas creio que os entendimentos sobre a correspondência que lhes dirigi voltaram-se, exclusivamente, para o que chamei de “clima lacerdista que permeia as campanhas ...”. Na realidade, o tema principal de minhas queixas foi o fato de os candidatos, encerrada a campanha, se retrairem e que não mais se ouça falar deles, voltando para o anonimato. Porisso afirmei: “Mesmo assim, não nos queixamos, até porque não sabemos a quem podemos nos dirigir ....”

      O associado da Previ (o aposentado em particular), visto estar afastado do banco e não acompanhar mais proximamente o que acontece às escâncaras ou nos bastidores, desconhece os funcionários politizados e que, em época se eleições candidatam-se a cargos na Previ. Bem como na Cassi. Daí eu ter afirmado dos inativos: “Afinal, não frequentam as agências como os colegas da ativa....”

      O que com isso quis dizer é que, por causa desse fenômeno em particular desconhecemos os colegas e, quando se candidatam, não sabemos de quem se tratam. Se isto não mudar, também não mudará a postura dos aposentados. Causa desinteresse votar em quem não se conhece ou só se manifesta em época de eleições. Também a troca de baixarias por algumas chapas só confundem ainda mais o eleitor: Não se os conhece e, ainda por cima, se põem a falar mal uns dos outros, tornando públicos deslises ou desonestidades nem sempre comprovados. Quando utilizei a expressão “clima lacerdista” a Sra. deve ter percebido que eu me referia ao Sr. Carlos Lacerda, ex-governador do Estado da Guanabara e que era dado a essa prática com enorme frequência dado ao seu caráter absolutamente inescrupuloso.

      Peço permissão para sugerir que leiam meu e-mail com atenção. As causas que procurei apontar são importantes para que os associados da Previ, sejam da ativa ou inativos, fiquem permanentemente cientes do que acontece com o nosso Fundo de Pensão. Isto familiarizá os eleitores com as pessoas envolvidas em defesa da Previ durante todo o tempo e não apenas por ocasião da reeleições, o que causa uma péssima impressão. No tumulto, parece que todos estão interessados em se locupletar de alguma forma e não defender os interesses da Previ e de seus associados. A associação às entidades de funcionários (ANABB, UNAMIBB, AAFBB, AFA), nos trazem ao conhecimentos assuntos de interesse geral, muitas vezes conflitantes. Daí eu achar que seria importante criar uma espécie de comitê permanente onde os interessados das mais diversas chapas pudessem se manifestar. Dessa forma iremos formando juízo de cada um deles pelas opiniões que emitem e as campanhas não precisarem ser tão agressivas.

      Vi no site que a Sra. é de Fortaleza (CE). Tive o privilégio de trabalhar naquela bela cidade, nos trinta e poucos anos que dediquei ao Banco do Brasil, na agência Centro Fortaleza, defronte a Praça do Carmo, na confluência das Avenidas Duque de Caxias com Rio Branco nos anos 70.

      Cordialmente,

      Francisco Luciano

      Excluir
    5. Os aposentados foram acusados de muitas coisas: omissos, desinteressados e até de “revoltados, melindrados e alienados”, pelo tolo das 10:46 hs., segundo o qual eu deveria apresentar as minhas queixas à PREVI e ao BB. Ao BB não devo me dirigir por ser aposentado e não ter mais nenhuma ligação com ele, exceto a de cliente. Quanto à Previ, o que está sendo questionado é aos candidatos e portanto às chapas. Não se está colocando em discussão se o comparecimento dos inativos é reduzido ou insignificande. O que se questiona é se os motivos que os leva a assim proceder são fundamentados. Procurei sintetizar as principais causas que, no meu entender, possam estar levando os aposentados a se omitir nas eleições. Gostaria de saber se a Chapa 1 entende se as colocações procedem, ou se não votam por pura má vontade, desinteresse, etc.

      FRANCISCO LUCIANO

      Excluir
    6. Caro colega Francisco Luciano,

      Não foi uma acusação, foi uma constatação, as parciais deixam isto muito claro.

      A Chapa 1 não teve a intenção de julgar o critério ou o que está por trás do motivo desta ausência. O apelo da Chapa 1 se deu pela preocupação com o nosso Funfo de Pensão. Se deixarmos que administrem o nosso patrimônio a nossa revelia em muito pouco tempo estaremos arruinados.

      Deixo bem claro, para o senhor e a todos os colegas que não tivemos a intenção de condenar ninguém, apenas zelo com um patrimônio que é nosso.

      Grande abraços e nossos sinceras desculpas se não nos fizemos entender melhor.

      Leopoldina Corrêa

      Excluir
  4. A chapa três fez calúnias e difamações ? Pode apontar alguma Leopoldina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Rosa Alegre",

      Eu respondi ao colega Francisco Luciano sobre a seguinte colocação DELE: "misturam agressividade, calúnias e difamações de toda a espécie".

      Como a Chapa 1 um passou e continuará passando ao largo dessas trocas de agressões não sou eu quem vou lhe responder. Pergunte ao colega Francisco Luciano. Ou quem sabe, em qualquer Posto Ypiranga...

      Excluir

POLÍTICA E ECONOMIA