quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Defesa do presidente do Instituto Lula pede 55 dias para alegações preliminares

Cleide Carvalho - O Globo

SÃO PAULO — A defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, pediu ao juiz Sérgio Moro prazo de 55 dias para apresentar a defesa prévia à denúncia feita pelo Ministério Público Federal, de lavagem de dinheiro por ter pedido à OAS que pagasse pela armazenagem do acervo presidencial de Lula. O serviço, pago pela empreiteira de 2011 a 2016, custou R$ 1,3 milhão. 


O advogado de Okamotto argumentou que a denúncia veio acompanhada de 305 anexos, com 16 mil folhas, e que a os 13 procuradores da força-tarefa da Lava-Jato tiveram amplo acesso ao inquérito desde 22 de julho passado, o que deixa a defesa em situação de desvantagem no confronto com a acusação.

O pedido é o mesmo feito pela defesa do ex-presidente Lula, que foi negado nesta terça-feira pelo juiz Sérgio Moro. Okamotto sequer foi ainda citado da denúncia, uma vez que o advogado dele afirmou, na petição apresentada ao juiz, que o oficial de Justiça não o encontrou em sua residência, em São Bernardo do Campo.

Depois da citação, a defesa tem prazo de 10 dias para apresentar suas alegações preliminares.

O advogado de Okamoto, Fernando Fernandes, também pediu que seja juntado ao processo contratos da OAS com a Petrobras e comprovantes de pagamentos à empreiteira. O Ministério Público Federal afirmou, na denúncia, que os benefícios ao ex-presidente Lula saíram de obras das refinarias da Petrobras no Paraná e em Pernambuco. Pediu ainda acesso ao acervo do ex-presidente Lula, que está depositado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e no Banco do Brasil, mas encontra-se lacrado por determinação da Justiça. A defesa disse que precisa avaliar eventual pedido de prova documental ou pericial do conteúdo do acervo.

Leia mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA