sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

RELATÓRIO BB X PREVI - Denúncia

Prezados amigos,



Tenho a enorme satisfação de informar que o relatório “BB x PREVI” foi apresentado pela UNAMIBB ao “Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária”, de quem estamos aguardando qualquer manifestação.   Depois de uma longa espera fica, portanto, liberado da condicionante de sigilo, podendo ser divulgado. 

Clique aqui para o> RELATÓRIO BB X PREVI

Devido às características de que se revestiram os entendimentos com o referido Comitê, vale relatar resumidamente as tratativas que, a partir de 06/agosto, mantive por telefone e por e-mail com o "staff" e com o Secretário-Geral Adjunto da entidade, sr. Bill Cohen, visando à marcação do encontro para entrega pessoal do relatório.


Surpreendentemente, enfrentei resistência, levando-me a supor que houve algum tipo de alerta por parte do Banco ou da própria PREVI.  O sr. Cohen respondeu-me, mesmo sem ler o relatório, que não podia nos ajudar, que deveríamos procurar o Banco Central do Brasil e antecipou posição negativa à apreciação do assunto.


Em consequência, e antes que recebesse um telefonema ou e-mail em que ele se negasse a receber o próprio relatório, decidi estrategicamente enviar o documento por correio (com AR), o que foi feito em 18/agosto (entregue ao destinatário em 23/ago, às 15:30h).  Na prática, o temor de devolução do documento me levou a retardar esta comunicação ao grupo até que tivesse a confirmação da entrega.


Creio que devemos encaminhar o relatório às demais entidades internacionais listadas, principalmente à vista da reação inicial do Comitê de Basiléia.  Para tanto, estou contando novamente com Isa Musa que, concordando com minha posição, declarou que se empenhará para que a UNAMIBB concorde em subscrever o envio do documento a outras entidades internacionais.


Devido à sua extensão, e desconhecendo a “mecânica” das mensagens nos grupos, sugiro que, neles, o relatório seja divulgado da seguinte maneira:

a)     que seja “hospedado” no site do grupo, de forma a poder ser consultado na íntegra por quantos tiverem interesse;

b)     que, se possível,  a mensagem de divulgação contenha algum parágrafo da “Introdução”, de forma a despertar o interesse dos colegas.

c)      Nos casos em que relatório seja enviado na íntegra, que o seja como anexo, de forma a preservar a apresentação a qual tem importância na exposição do assunto.



A propósito, com referência à apresentação do documento ao BACEN em  15.03.2013, informo que ainda não houve qualquer reposta ou manifestação daquele órgão a respeito.



Cordialmente


Ebenézer

 Anexo:  Carta de encaminhamento por Correio
Aug.15th, 2013








To


The Basel Committee on Banking Supervision








Att. of the Deputy Secretary General


Mr. Bill Cohen






Dear Sirs,








We are sorry to hear your answer that “the Basel Committee is not in position to render an opinion or guidance on this matter”, before even have read the report  “Banco do Brasil x PREVI”, which content exactly concerns to the Committee's supervisory duty.




Regarding to your sugestion that we should direct our concerns to Banco Central do Brasil,  we clarify that it has already been done.  The report has been handed over to that Central Bank by “FAABB-Federation of Associations of the Retired from Banco do Brasil”, as well as to some Brazilian Congressmen.




So, always in the professional way, we decided to introduce the report to you too, exactly because of the supervisory duty that you are committed to.




We are now sending the said report to you by post in the convincement that the information that it contains will render assistance to your task on banking supervising.








Yours faithfully








Ebenezer W. A. Nascimento


On behalf of Unamibb, as the person in charge


to deliver the report to The Basel Committee








===============================================================-




TRADUÇÃO DO TEXTO PRINCIPAL:




Lamentamos ouvir sua resposta de que o “Comitê de Basiléia não está em posição de prestar uma opinião e uma orientação sobre o assunto”, antes mesmo de ter lido o relatório “BB x Previ”, cujo conteúdo diz respeito exatamente às obrigações de supervisão desse Comitê.




Com referência à sua sugestão de que deveríamos primeiramente apresentar nossas preocupações ao Banco Central do Brasil, esclarecemos que isso já foi feito.  O relatório foi entregue àquele Banco Central pela FAABB-Federação das Associações de Aposentados do BB, bem como a diversos parlamentares brasileiros.




Portanto, sempre dentro de um procedimento de profissionalismo, decidimos apresentar o relatório também a esse Comitê, exatamente devido aos deveres de supervisão a que está comprometido.




Estamos remetendo o relatório por Correio, no convencimento de que as informações que ele contém servirão para prestar assistência às suas tarefas de supervisão bancária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA