quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Após PEC do Teto, Senado aprova reajuste de até 40% para defensores



No mesmo dia em que aprovou a PEC que limita gastos do governo federal, o Senado avalizou, na noite desta terça (13), reajuste para defensores públicos federais. O texto passou sem discussões no plenário, que já estava vazio, por volta das 23h, em votação simbólica.
A proposta concede um reajuste a partir de 1º de janeiro de 2017. Conforme o texto, o defensor-geral federal passará a ter um salário de R$ 33.763 e os demais membros da Defensoria Pública da União terão seus subsídios fixados a partir desse valor, "observando o escalonamento de 5% entre as categorias que compõem a respectiva carreira". 
TETO DE GASTOS PÚBLICOS
Entenda a PEC 241 e suas consequências
O substitutivo aprovado no plenário nesta terça é do líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR).
Em seu relatório, o senador justifica o reajuste afirmando que a remuneração é "condizente" com o novo papel da Defensoria. 

"É a instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita". 

A proposta inicial, enviada pela própria Defensoria Pública em 2014, defendia um aumento do teto para R$ 35.919,05. Jucá afirmou que esse reajuste não seria viável. 

No texto, o senador não faz um estudo de qual será o impacto da proposta aos cofres públicos. 

O projeto vai à Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção da Presidência da República. 

Leia mais
 

2 comentários:

  1. Abundam adjetivos para justificar o aumento, ainda mais com o chapéu alheio. É óbvio, todos voltados para o bem estar da sociedade, tal e qual, desfrutamos atualmente. Afinal, quem pagará a conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe? Claro que é você e eu, ou seja: NÓS, cidadãos comuns. Eles os poíticos, simplesmente, usufruem da nossa ingenuidade.

      Excluir

POLÍTICA E ECONOMIA